SHL Architects e James Turrell projetam impressionante cúpula semi-subterrâena para o Museu ARoS

Com o objetivo de criar uma nova experiência cívica num ponto central da cidade de Aarhus, Dinamarca, o projeto "The Next Level" de Schmidt Hammer Lassen Architects amplia a capacidade interior do Museu de Artes ARoS através de uma galeria subterrânea de 1200 m² e uma enorme cúpula semi-subterrânea. A expansão de 40 milhões de euros nasceu de uma colaboração com o reconhecido artista americano James Turrell, gerando uma experiência única de luz e cor.

O espaço subterrâneo se estenderá por 120 metros sob a superfície, permitindo aos visitantes passar através de uma série de galerias e espaços expositivos antes de chegar à cúpula. "Com seus 40 metros de diâmetro, esta cúpula será convertida num dos espaços mais espetaculares construídos num museu", garantem os arquitetos.

© Schmidt Hammer Lassen Architects

ARoS promove a união entre arte e arquitetura há vários anos. Em 2011, o artista dinamarquês-islandês Olafur Eliasson criou o "Your Rainbow Panorama", um impressionante mirante multicolorido construído sobre o edifício original, funcionando como um conector visual entre a cobertura do museu e o horizonte de Aarhus.

© Schmidt Hammer Lassen Architects

Em 2020, o edifício terá uma nova intervenção realizada por SHL Architects, evitando a tendência atual de construir verticalmente para se integrar com os fluxos naturais da cidade, aqui pretende-se uma escala mais vinculada ao pedestre, "The Next Level" se estenderá a partir da atual entrada principal do ARoS até o pátio da praça vizinha Officerspladsen.

© Schmidt Hammer Lassen Architects

"A cúpula será elevada nove metros sobre o nível do solo, enquanto que as duas primeiras galerias subterrâneas ficarão quase completamente ocultas. Apenas uma mudança na paisagem insinuará o maior edifício que se esconderá debaixo da rampa", agregam os arquitetos.

© Schmidt Hammer Lassen Architects

O projeto "The Next Level" abrirá ao público em 2020.

Implantação
Planta
  • Arquitetos

  • Localização

    Aros Allé 2, 8000 Aarhus C, Dinamarca
  • Custo

    40 milhões EURO, sem impostos
  • Concurso

    Comissão Direta
  • Status

    Será finalizado em 2020
  • Cliente

    Prefeitura de Aarhus, ARoS, Aarhus Art Museum
  • Consultoria

    Kuben Management A/S
  • Engenharia

    COWI A/S
  • Artista Colaborador

    James Turrell (EUA)
  • Paisagismo

    Schmidt Hammer Lassen Architects
  • Construtora

    Per Aarsleff A/S
  • Visualizações

    Beauty & The Bit
  • Área

    5000.0 m²
  • Fotografias

    Schmidt Hammer Lassen Architects, Morten Fauerby Montgomery

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Aros Allé 2, 8000 Aarhus C, Dinamarca

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Franco, José Tomás. "SHL Architects e James Turrell projetam impressionante cúpula semi-subterrâena para o Museu ARoS" [ARoS Art Museum Expansion Project: SHL Architects and James Turrell will Raise an Impressive Semi-Subterranean Dome in Aarhus] 13 Fev 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/805173/shl-architects-e-james-turrell-projetam-impressionante-cupula-semi-subterraena-para-o-museu-aros> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.