PRODUCE Workshop produz "tecido de madeira" para loja da Herman Miller

Cortesia de PRODUCE Workshop

A nova loja âncora da empresa de móveis e design XTRA, na Praça da Marina de Cingapura, inclui uma "Shop-in-Shop" da Herman Miller, inspirada a partir dos móveis que apresenta. Abrangendo todo o espaço está uma estrutura arqueada de 20 metros que, a partir de uma distância, aparenta ser um tecido adornado puxado sobre uma moldura. Mas, de fato, essa estrutura é construída a partir de uma "pele" de chapas de compensado que o designer Pan Yicheng de PRODUCE Workshop chamou de "tecido de madeira" (fabricwood).

PRODUCE Workshop produz tecido de madeira para loja da Herman Miller - Mais Imagens+ 24

© Edward Hendricks
© Edward Hendricks

Ao conceber este material, PRODUCE inspirou-se nas cadeiras Herman Miller, que utilizam compensado moldado e malhas elásticas para criar estruturas ergonômicas e autoportantes. O elemento de compensado na Shop-in-Shop é, na verdade, composto de 280 painéis que são torcidos e dobrados para criar uma forma com uma estrutura mínima que ecoe o emblemático logotipo da empresa de cadeiras.

Initial soap film model for the pavilion. Image Cortesia de PRODUCE Workshop
© Edward Hendricks

Processar madeiras para parecer tecidos não é um feito simples. O procedimento começa com o desenho de um padrão CNC em chapas planas de compensado. Yicheng e sua equipe empregam uma técnica de alfaiataria chamada darting para cortar rachaduras da superfície, permitindo que a madeira se dobre da mesma forma que o tecido se conforma ao corpo. Estas fendas são então "costuradas" com abraçadeiras e rebites que conectam as bordas dos painéis modulares.

Finalmente, duas camadas de madeira são conectadas com cavilhas e rebites de madeira para dar espessura às paredes. Uma combinação de modelagem física e computacional simula a geometria da forma tridimensional final. O resultado é uma estrutura ondulante que parece quase estofada.

Prototype of the Fabricwood system. Image Cortesia de PRODUCE Workshop
Darting and riveting. Image Cortesia de PRODUCE Workshop

Yicheng já havia testado um projeto semelhante para XTRA e Herman Miller em 2012, onde ele usou triângulos de compensado interligados para criar uma concha de tecido. Esta versão de 2016 foi, segundo o designer, "mais exigente para conceituar e prototipar", mas ainda incorpora o calor e a leveza que a madeira proporciona.

Herman Miller, catálogo de produtos | ArchDaily

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baranyk, Isabella. "PRODUCE Workshop produz "tecido de madeira" para loja da Herman Miller" 10 Fev 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/805025/produce-workshop-produz-tecido-de-madeira-para-loja-da-herman-miller> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.