Casa com 30000 Livros / Takuro Yamamoto Architects

Casa com 30000 Livros / Takuro Yamamoto Architects - Mais Imagens+ 23

  • Arquitetos: Takuro Yamamoto Architects; Takuro Yamamoto Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  207
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  YKK AP
  • Projeto Estrutural: Matoh Structural Design Office
  • Construção: Koushou Koumuten
  • área Do Terreno: 193,50 m²
  • área Do Edifício: 107,84 m²
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Cortesia de Takuro Yamamoto Architects

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa com 30000 livros é uma residência para duas famílias, com uma grande biblioteca entre as duas habitações. Como o nome sugere, a biblioteca pode abrigar cerca de 30000 livros, quase o mesmo número de livros que uma pequena biblioteca pública pode armazenar. O espaço da biblioteca às vezes funciona para ligar as duas famílias, às vezes como um espaço de transição, é a propriedade comum entre eles e o lugar mais espaçoso desta casa.

Cortesia de Takuro Yamamoto Architects

Quando projetamos uma casa para duas famílias, a independência das duas moradias é sempre um grande problema. No caso desta casa, usar o espaço da biblioteca para separar as duas habitações foi uma maneira muito eficaz para manter a privacidade de ambas as famílias, então naturalmente a biblioteca foi inserida entre as duas habitações. O ponto incomum é que o layout da biblioteca foi rotacionado 45 graus do eixo principal, para que as janelas das extremidades da biblioteca aproveitassem as vistas dos espaços vazios nos arredores da casa, voltados para nordeste e sudoeste. 

Cortesia de Takuro Yamamoto Architects
Plantas
Cortesia de Takuro Yamamoto Architects

E para ampliar ainda mais as vistas da biblioteca, duas partes do volume do edifício foram cortadas em formas triangulares, como duas fatias de queijo, e dois jardins rebaixados foram feitos em seus lugares. Cada um destes espaços ao ar livre está voltado para a biblioteca e para uma das casas, funcionando como um pequeno jardim privado. Estes jardins são espaços de transição entre as duas casas, mas através deles as famílias podem perceber a situação dentro da biblioteca e da outra habitação indiretamente. Esses espaços ao ar livre conectam as duas habitações, ao mesmo tempo que também sutilmente as separam.

Cortesia de Takuro Yamamoto Architects

Naturalmente, a biblioteca não foi feita para apenas estocar livros. Proporcionando amplas vistas e luz natural com um pé-direito alto, este é o espaço mais atraente da residência. Normalmente as janelas ficam fechadas para bloquear a luz ultravioleta e a umidade para preservar os livros, mas elas podem ser amplamente abertas, se necessário, e graças ao layout rotacionado e os dois espaços ao ar livre, a biblioteca pode apresentar grande transparência e ainda tendo completa capacidade de armazenamento.

Cortesia de Takuro Yamamoto Architects

Em dias ensolarados, eles podem abrir completamente as janelas para ventilação e desfrutar a vista com 30.000 livros, as duas famílias juntas. Eu acredito que este é um grande prazer para colecionadores de livros, e esta foi a cena que buscamos concretizar neste projeto.

Cortesia de Takuro Yamamoto Architects

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa com 30000 Livros / Takuro Yamamoto Architects" [House with 30,000 Books / Takuro Yamamoto Architects] 11 Fev 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/804895/casa-com-30000-livros-takuro-yamamoto-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.