The Docks / Atelier du Pont

The Docks / Atelier du Pont - Mais Imagens+ 10

Saint-Ouen, França
  • Estrutura: Scyna 4
  • Hidráulica: Cardonnel
  • Paisagismo: Laurence Jouhaud
  • Fiscalização: Socotec
  • Coordenador Llot H1: Gaëtan Le Penhuel
  • Construtora: Cotec
  • Cidade: Saint-Ouen
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
© Takuji Shimmura

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno está num novo eco-distrito numa antiga zona industrial próxima de Paris Situado na margem da cidade - diretamente junto ao Sena -, apresenta um importante patrimônio industrial que inspirou a construção deste edifício de 90 apartamentos.

© Frédéric Delangle
Fachada
© Takuji Shimmura

Ao lado da antiga nave industrial da Alstom, que está em processo de reabilitação, este projeto foi baseado na considerável história da área. É inspirado nos edifícios industriais de concreto do princípio do século XX, de formas poderosas e imponentes, que recebiam passarelas e escadas metálicas como elementos anexados.

O projeto tem caráter forte, muito assertivo e imponente. É baseado no entorno e na história para se inserir nesta nova situação urbana. Ao norte, ao longo do Parvis des Bateliers, frente ao novo Parc des Berges del Sena, o edifício afirma sua altura e verticalidade. Ao sul, as histórias se encontram nas escadas, refinando o volume total e permitindo que a luz penetre no núcleo do bloco. As "caixas" de metal perfurado se estendem para fora do edifício para dar forma a sua silhueta, criando grandes espaços ao ar livre que se orientam para a paisagem. No térreo, jardins animam a vida do comércio.

Planta - Térreo
Planta
Planta

Os terraços com vegetação enfatizam o projeto em quase todos os níveis. No sexto pavimento, uma grande horta compartilhada está aberta aos habitantes que queiram participar. No momento em que o consumo local se converteu numa necessidade e compromisso - e como as áreas abertas de nossas cidade seguem diminuindo -, o uso dos terraços abre um mundo de alternativas.

© Frédéric Delangle

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:93400 Saint-Ouen, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "The Docks / Atelier du Pont" [The Docks / Atelier du Pont] 08 Fev 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/804890/the-docks-atelier-du-pont> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.