Cafeteria do Hall / República Portátil

Cafeteria do Hall / República Portátil - Mais Imagens+ 25

Concepción, Chile
  • Arquitetos: República Portátil; República Portátil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  120
  • Fotógrafo
    Fotografias:Gino Zavala
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Nuprotec
  • Colaboradores: Camilo Aravena, María Francisca Aruta, Gerardo Neira, German Aravena, Carlos Martín Quinteros , María Teresa Castro, Melissa Moscoso, Betzabé Morales, Mirko Smith, Ismael Sandoval, Valentina Leiva, Diego Gajardo, Heriberto Vera, Mariana Rodríguez, Gabriel burgos, Oscar Rivera y Francisco Marín.
  • Registro De Terreno: Franco Van der Mollen
  • Materiais: Pino Radiata MSD, terminación en base a OSMO Polix-Oil incoloro y OSMO Wood Protector.
  • Projeto E Construção: República Portátil
  • Cidade: Concepción
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Gino Zavala

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola de Arquitetura da Universidade de Biobío, localizada em Concepción, foi fundada em 1969. Esta escola é uma comunidade de aproximadamente 500 pessoas e sua infraestrutura conta com ateliês com espaço central de reuniões em pé-direito duplo conhecido como o Hall do Pilar. Este espaço é testemunho de assembleias, festas, exposições e desde sempre tem sido o coração desta escola. No ano de 2006, o edifício foi remodelado e a cafeteria perdeu seu caráter, convertida em um espaço ambíguo que acabou por desaparecer em 2015, deixando um lugar desocupado que esvaziou o coração da escola de suas atividades.

© Gino Zavala

No início de 2016 se fez urgente a formulação do espaço que era a cafeteria. Para isso foi realizada uma aliança de trabalho entre a Escola de Arquitetura, os funcionários da Universidade de BioBío (Afunab) e os estudantes. Este esforço conjunto revitalizou um espaço sem programa, aliado à proposta dos arquitetos de devolver à escola aquele lugar de encontro e discussão vital dentro de um contexto de produção criativa.

© Gino Zavala

A proposta busca gerar um elemento de contenção para o espaço da cafeteria que contém as atividades que ocorrem no Hall del Pilar. Este novo elemento separa sem isolar, respeitando a relação entre ambos os recintos. Com dois vãos, os acessos são distribuídos e ordenam os percursos que mantinham o hall como um espaço de circulação, devolvendo a neutralidade de um lugar que congrega os docentes e estudantes da Escola de Arquitetura.

Section

Um andaime é antes de tudo uma estrutura, um esqueleto modular e autoportante que tem como finalidade servir de construção de outra estrutura. A nova cafeteria contempla um andaime de madeira cuja função é tomar distância do Hall del Pilar. Este andaime é conformado por uma série de armários de 50 x 50 x 50 cm e atua como separador de espaços, um corpo vazio disposto para ser repleto de objetos e produções. Este espaço foi pensado a partir da necessidade de criar um limite poroso e transparente, uma grande vitrine vertical que permite deixar expostas as produções dos alunos.

© Gino Zavala
Isométrica Conjunto
© Gino Zavala

Em seu interior, a cafeteria reúne três maneiras de se relacionar. O primeiro é a mesa social, composta por duas grandes mesas para 20 pessoas, com uma pequena cobertura. A dimensão da superfície da mesa é de 56 cm, permitindo estreitar os laços em diálogos próximos, mas proporciona liberdade suficiente para não se sentir invadido pelo vizinho.

© Gino Zavala

O balcão é um móvel que gera um espaço para entrada da cafeteria, permitindo seu uso em pé ou sentado. A cobertura estreita compõem com as prateleiras do bar, que permite uma visão panorâmica com vista para o Hall de Arquitetura.

© Gino Zavala
Cortesía de República Portátil
© Gino Zavala

O banco embutido de 4 m de largura cobre toda a parede dos fundos, com duas prateleiras que possuem inclinação e atuam como suporte das costas. O mobiliário está oculto sob este banco, com mais bancos e cadeiras que permitem o uso flexível do espaço de acordo com as necessidades. Este mobiliário cria um dos espaços mais dinâmicos dentro da cafeteria, permitindo aos estudantes, professores e funcionários ajustarem o espaço a seu próprio critério. 

Section

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Concepción, Bío Bío, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Cafeteria do Hall / República Portátil" [Cafetería del Hall / República Portátil] 11 Fev 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/804803/cafeteria-do-hall-republica-portatil> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.