La Vie D'or / Tagir Fattori Arquitetura + STA

La Vie D'or  / Tagir Fattori Arquitetura + STA - Janela, Fachada, AidoLa Vie D'or  / Tagir Fattori Arquitetura + STA - Mesa, Janela, Cadeira, VigaLa Vie D'or  / Tagir Fattori Arquitetura + STA - Janela, Fachada, Viga, AçoLa Vie D'or  / Tagir Fattori Arquitetura + STA - Cadeira, IluminaçãoLa Vie D'or  / Tagir Fattori Arquitetura + STA - Mais Imagens+ 48

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  25000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alcont Alumínio, Espirodutos, Hidromaster Climatização e Água Quente, JC Esquadrias de Alumínio e PVC, Lajeadense Vidros, Magnani Materiais Elétricos e Iluminação, Portinari, Prolazer Piscinas, Serralheria Belas Artes Ltda, Supermix Concreto, Trentin Serralheria Artística, Valmaster Tubos e Conexões, thyssenkrupp
  • Cálculo Estrutural : Ekman Engenharia
  • Projeto Elétrico: MPel
  • Projeto Hidraulico: MPel
  • PPCI: Fiora
  • Pressurização E Vent Mecânica: Engemestra
  • Ar Condicionado: Paulo Reis
  • Interiores: Arqta Marcele Muraro
  • Paisagismo: Bio Paisagismo, Arqta Akemi Inamoto
  • Cidade: Universitário
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
La Vie D'or  / Tagir Fattori Arquitetura + STA - Fachada, Janela, Urbano
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno encontra-se em um dos pontos mais altos da cidade de Caxias do Sul/RS. O que proporciona uma bela vista para o centro da cidade. A orientação solar da testada do terreno é norte e os fundos sul, e é para o sul onde fica a panorâmica mais interessante. Com essa condicionante, temos estar para a vista e dormitórios para o norte. Ou seja, vista e iluminação para o estar, e conforto térmico do norte para os quartos.

La Vie D'or  / Tagir Fattori Arquitetura + STA - Janela, Fachada
© Marcelo Donadussi

Com o plano diretor nos empurrando para o fundo do terreno, foi possível termos uma área aberta de lazer na frente do prédio, com todo o sol possível de se obter.     Ali ficam piscina, quadra, playground, e pista para corrida ou caminhada que circunda o prédio. Essa pista funciona como uma promenade, que leva o morador a acessar diversos compartimentos de lazer que se encontram no térreo e a um passeio sensorial visual muito interessante.

La Vie D'or  / Tagir Fattori Arquitetura + STA - Janela, Fachada, Jardim, Aido
© Marcelo Donadussi
Implantação / Térreo

O ponto de partida formal foi o da não repetição, o ritmo foi alternado nos pavimentos tipo. O ambiente de estar e sacada foi trocado a cada pavimento para provocar um jogo volumétrico tenso. Resultando em visuais diferentes quando observado de ângulos variados e, também, sensação de movimento. 

La Vie D'or  / Tagir Fattori Arquitetura + STA - Janela, Fachada
© Marcelo Donadussi

Os blocos ficam mais destacados com uso do revestimento metálico. A paginação do ACM dá ênfase aos blocos e sua ortogonalidade. A estrutura foi concebida de tal forma que até mesmo o revestimento fique limítrofe entre um volume e outro, criando a sensação de sobreposição de volumes. Foram usados 2 tipos de ACM, o cinza metálico e o madeirado. Os diferentes tipos de acabamento para o mesmo material conferem hierarquia a elementos distintos.

La Vie D'or  / Tagir Fattori Arquitetura + STA - Imagem 32 de 53
© Marcelo Donadussi
Corte

Os longos planos e extensões de linhas foram criados para limitar e orientar visuais, assim como arrematam a volumetria proporcionando equilíbrio.

A pele de vidro usada nos dormitórios de casal foi concebida a abandonar a monotonia. Foi mesclado vidro e ACM para criar um jogo contínuo criando a sensação de movimento.

La Vie D'or  / Tagir Fattori Arquitetura + STA - Janela, Fachada, Balcão
© Marcelo Donadussi

A cobertura de vidro do térreo remete a uma membrana. Ela conecta as duas torres e faz com que se tenha uma visual do térreo para diversos ângulos das torres. O prédio dessa maneira se torna personagem dos ambientes internos, como uma escultura que emoldura os compartimentos que compõem o pavimento térreo.

La Vie D'or  / Tagir Fattori Arquitetura + STA - Janela, Fachada
© Marcelo Donadussi
La Vie D'or  / Tagir Fattori Arquitetura + STA - Janela
© Marcelo Donadussi

A funcionalidade do apartamento acontece em dois momentos. O primeiro momento é na sala de estar, onde temos duas situações geradas pela disposição geométrica da sala. A primeira é a projeção do morador para o limite do prédio junto a janela com vista para a cidade. A segunda é perpendicular a janela, ali fica outra abertura com acesso ao terraço privativo. Sensações distintas em um mesmo ambiente. 

La Vie D'or  / Tagir Fattori Arquitetura + STA - Mesa, Cadeira
© Marcelo Donadussi

No segundo momento, a sala de estar fica diretamente conectada com a cozinha, assim como está conectada a ala íntima através do hall. A zona íntima e a cozinha se conectam através de um local de apoio sem interferir com o estar ou jantar. Esse circuito concebe praticidade e independência de funções.

La Vie D'or  / Tagir Fattori Arquitetura + STA - Porta, Janela, Fachada, Jardim, Aido
© Marcelo Donadussi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua Cláudio Antônio Bertoni, 100 - Universitário, Caxias do Sul - RS, 95041-580, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "La Vie D'or / Tagir Fattori Arquitetura + STA" 18 Fev 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/804782/la-vie-dor-tagir-fattori-arquitetura-plus-sta> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.