Escritório Bloomberg em Hong Kong / Neri&Hu Design and Research Office

Escritório Bloomberg em Hong Kong / Neri&Hu Design and Research Office - Mais Imagens+ 28

  • Arquitetos: Neri&Hu Design and Research Office; Neri&Hu Design and Research Office
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  268
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Classicon, Parachilna, Stellar works, Viabizzuno, Vitra
  • Arquitetos Responsáveis: Lyndon Neri & Rossana Hu
  • Associado Responsável: Christine Chang
  • Designer: Jiameng Li
  • Associado Responsável Pelo Design De Produto: Brian Lo
  • Designer De Produto: Zhao Yun
  • Associado Responsável Pelo Desenho Gráfico: Christine Neri
  • Designer Gráfico: Haiou Xin
  • Materiais Arquitetônicos: Pré-moldados de concreto expostos com agregado fino, brncoze galvanizado, madeira americana (piso e parede de acabamento), vidro claro, espelho cinzento, couro verde, couro cinza, madeira laminada
Mais informaçõesMenos informações
Cortesia de Neri&Hu Design and Research Office

Descrição enviada pela equipe de projeto. O ensaio de Robin Evans, de 1978, 'Figuras, Portas e Passagens' analisa como os elementos comuns de um plano e seus arranjos interagem e moldam a ocupação. Uma simples abertura de canto ou janela é, de fato, inscrita com uma matriz complexa de relações espaciais que determinam como um espaço é usado. O projeto de Neri & Hu para a escada interna do escritório da Bloomberg em Hong Kong é, em parte, inspirado nos elementos mundanos da construção de espaços - janelas, passagens, escadarias e limites. O brief do cliente era projetar uma escada para conectar os 3 pavimentos diferentes de seu escritório com a regra explícita que esta escada deveria ser usada diariamente como a única conexão vertical dentro do escritório para incentivar a interação entre os funcionários. Parte do brief foi também criar um projeto que respondesse ao local a fim de conecta-lo ao contexto maior da cidade. O novo projeto está situado no escritório existente do cliente, dentro de uma típica torre de escritórios e rodeado por salas de conferência existentes, áreas de descanso, um estúdio de gravação e um auditório. A escada em espiral existente era esculturalmente icônica, mas a geometria não era apropriada para o alto tráfego diário. Nosso desafio foi re-projetar uma escada que funcionasse dentro das limitações estruturais dos painéis na laje e criasse uma passagem mais espaçosa.

Cortesia de Neri&Hu Design and Research Office
Cortesia de Neri&Hu Design and Research Office

A nova escadaria integra elementos de plataformas, patamares, assentos embutidos e enquadramento estratégico de janelas que ecoam o que se pode encontrar nos extremos da paisagem natural de Hong Kong e do terreno urbano. Expressada como uma a inserção de uma caixa de madeira, a escada nega a vista ao porto de Victoria (uma vista tipicamente procurada e moldada em escritórios incorporados de Hong Kong) e centra-se preferivelmente em enquadrar a atividade dentro do escritório ao oferecer vistas direcionadas. Encerrada em uma massa de madeira cinza clara, com degraus de concreto aparente e acentos de bronze, a escada volta-se para oferecer vistas inesperadas - através de janelas, para cima nos cortes de altura dupla, para baixo nos grandes vazios e para os programas circundantes. A iluminação foi projetada a fim de imitar os cortes naturais da claraboia no teto.

Cortesia de Neri&Hu Design and Research Office
Corte
Cortesia de Neri&Hu Design and Research Office

Cada um dos três níveis é projetado com diferentes funções para acomodar um conjunto diversificado de programas verticais. O percurso começa na recepção do andar 25, como um nicho esculpido com uma janela enquadrando a vista do porto. Este nível é projetado para ser o mais extrovertido, com um grande espaço de eventos para reuniões construído com bancos no perímetro, bem como áreas dedicadas a encontros e um espaço de descanso para pequenos grupos. O banco no nicho foi igualmente inspirado pelos espaços de reunião deslocados no esquema ampliado da escadaria; Em vez de reinstalá-los como espaços de reunião separados, integramos assentos funcionais e áreas de reunião na linguagem arquitetônica da escada. Em uma interação mais próxima com o trabalho em madeira, os detalhes escondidos são revelados ao usuário dentro destes nichos do assento - os painéis pequenos de madeira e bronze dobram-se para fora revelando portas, espelhos e saliências funcionais onde se pode tomar uma xícara de café ou carregar o celular. Detalhes para apoiar os rituais comuns da vida diária do escritório.

Cortesia de Neri&Hu Design and Research Office

Continuando até o 26º pavimento, diferentes vistas são enquadradas ao longo do percurso de circulação. Dado que o estúdio de gravação da Bloomberg está localizado neste nível, juntamente com salas de conferência, a ideia era criar um espaço mais introvertido para resolver questões de contenção acústica e privacidade visual. A massa é dividida em duas caixas, permitindo que o patamar se torne a zona de limiar que visualmente se abre para a vista do porto ao longo da pele de vidro de um lado e conectada a uma passagem para as salas de conferência, por outro. O enquadramento visual também satisfez o pedido do cliente em fornecer um vislumbre controlado ou "cena emprestada" da escada no estúdio de gravação como um fundo de filmagem. Levando em consideração a natureza mais tranquila deste pavimento, bancos voltados para a vista do porto foram construídos para servir como um refúgio solitário.

Cortesia de Neri&Hu Design and Research Office

No final do 27° pavimento, a escada abre-se novamente para se tornar mas extrovertida, enquadrando as vistas da paisagem circundante. A massa é reduzida em relação à escala, pontuada com aberturas maiores e vidro transparente para fornecer vistas expansivas. Um pórtico de visão em balanço é projetado como parte do espaço de descanso do auditório para fornecer vistas dramáticas. O percurso culmina em uma sala de estar de frente para a vista do porto.

Cortesia de Neri&Hu Design and Research Office

Através da cuidadosa composição e justaposição, o cotidiano laboral que experimentamos, especialmente em uma tipologia de escritório, é coreografado em um percurso rico que permite momentos de encontros casuais, de pausas e conversas informais.

Cortesia de Neri&Hu Design and Research Office

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Cheung Kong Centre, 2 Queen's Road Central, Central, Hong Kong (RAE)

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escritório Bloomberg em Hong Kong / Neri&Hu Design and Research Office" [Bloomberg Hong Kong Office / Neri&Hu Design and Research Office] 06 Fev 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/804771/escritorio-bloomberg-em-hong-kong-neri-and-hu-design-and-research-office> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.