Prefeitura de Belo Horizonte lança o projeto Profeta Gentileza de incentivo à arte urbana

A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou a criação do projeto "Profeta Gentileza". O projeto é uma resposta afirmativa da política cultural da PBH, de fomento e valorização das artes visuais, e, de forma especial, a arte urbana. O objetivo é apoiar os artistas de rua, que poderão desenvolver seus trabalhos em espaços públicos e privados da cidade. Ainda em fevereiro, haverá uma reunião pública para discussão e debate sobre arte urbana e que contemplará as ações do Edital Profeta Gentileza, que será lançado em março.

Segundo o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Leônidas Oliveira, “o projeto Profeta Gentileza é um reconhecimento ao grafite, uma das maiores expressões artísticas da rua, um fenômeno mundial. Ele estimula essa produção e reconhece nela um dos marcos fortes da nossa cultura e do nosso tempo”.

O projeto prevê um concurso de grafite. O vencedor irá realizar sua obra na antessala do gabinete do Prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil. Todos os selecionados, entre 50 e 80 artistas, receberão cachê, material e segurança para a produção dos painéis na capital. Já foi feito um mapeamento dos muros e demais locais que irão receber as pinturas, e o processo segue agora em fase de negociações e autorizações. Além dos painéis, haverá também uma programação de encontros e oficinas.

O Profeta Gentileza também irá envolver ações nos principais festivais culturais da cidade realizados pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura, entre eles a Virada Cultural, Festival Literário Internacional – FLI, Festival Internacional de Quadrinhos – FIQ e o Festival de Arte Negra - FAN, que acontecem neste ano. A Escola Livre de Artes Arena da Cultura também terá participação importante no calendário.

Via Prefeitura de Belo Horizonte

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Prefeitura de Belo Horizonte lança o projeto Profeta Gentileza de incentivo à arte urbana" 05 Fev 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/804639/prefeitura-de-belo-horizonte-lanca-o-projeto-profeta-gentileza-de-incentivo-a-arte-urbana> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.