Alvar Aalto: Em busca de uma arquitetura local moderna

Alvar Aalto é frequentemente lembrado como um dos maiores nomes da arquitetura moderna, tendo, talvez como nenhum outro, mesclado com sucesso elementos de sua própria cultura e território - Finlândia - com referências de diversas partes do mundo. Dedicado tanto à arquitetura como ao design de móveis e utensílios, Aalto escapou da frieza, da arestas e da ordem cartesiana impostas pela modernidade e inclinou sua produção a um caminho que considerava as formas naturais dos lagos, troncos de árvores e a "perfeita imperfeição do natural": sua obra buscava o real.

Aalto acreditava que a arquitetura era "uma ave migratória". Estava convencido de que as soluções construtivas podiam viajar de uma cultura a outra, e demonstrou isso construindo um pátio mediterrâneo na ilha de Muuratsalo, onde havia construído uma casa experimental na qual testava os materiais que posteriormente poderiam servir a outros projetos.

A abordagem "orgânica" de Aalto é, ainda hoje, digna de admiração e atenção. A sobreposição de valores locais e globais, o uso de materiais autóctones, o reconhecimento das ideias de outras culturas e o questionamento de uma vanguarda sem raízes  definem sua obra: um mundo de referências regionais e influências internacionais.

Leia o artigo La arquitectura interminable de Alvar Aalto completo no El País.

10 projetos de Alvar Aalto que mostram a abrangência de sua obra

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Alvar Aalto: Em busca de uma arquitetura local moderna" 03 Fev 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/804576/alvar-aalto-em-busca-de-uma-arquitetura-local-moderna> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.