Löyly / Avanto Architects

Löyly / Avanto Architects - Mais Imagens+ 21

  • Arquitetos: Avanto Architects; Avanto Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:kuvio.com
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  EQUITONE, Ansion Sementtivalimo Oy, Cane-Line, Geberit, Inlook, Michael Anastassiades, Nextimber, PERI, Rudus Oy, Saas, Schüco, Steelpro, Tulisydän, Turun Lasipalvelu, Vallila Interior
  • Gerente De Projeto: Qtio Oy
  • Assistentes: Antti Westerlund, arquiteto SAFA / Hiroko Mori, arquiteto / Laura Nenonen, estudante de Arquitetura / Xiaowen Xu, estudante de Arquitetura
  • Design De Interiores: Joanna Laajisto Creative Studio / Joanna Laajisto
  • Projeto Estrutural: Ramboll Finland Oy / Hans Wilkman, Teemu Nyyssönen
  • Estruturas De Marina: Ramboll Finland Oy / Juha Kärkkäinen
  • Projeto De Estrutura De Aço: SS-Teracon Oy / Reijo Kytömäki, Ville Korkiamäki
  • Estruturas De Vidro: Lasifakta Oy / Tahvo Sutela
  • Ar Condicionado: Optiplan Oy / Evgeny Nikolski, Aleksei Lätti
  • Projeto Elétrico: Optiplan Oy / Jari Muunoja
  • Construtora Principal: Rakennustoimisto Jussit Oy
  • Fundações: Kanta Kaivu Oy
  • Empreiteiro Elétrica: Elektro Asennus Oy
  • Empreiteiro Ar Condicionado: Uudenmaan LVI-Talo Oy
  • Empreiteiro Marcenaria: Puupalvelu Jari Rajala Oy
  • Estruturas De Aço: VMT-Steel
  • Fornalhas Para Sauna: Tulisydän Oy and Iki-Kiuas Oy
  • Arquiteto Responsável: Ville Hara and Anu Puustinen, Architects SAFA
  • Cliente: Antero Vartia and Jasper Pääkkönen, Kidvekkeli Oy
  • Operador: Royal Restaurants
  • Cidade: Helsinque
  • País: Finlândia
Mais informaçõesMenos informações
© kuvio.com

Cultura da sauna

Fazer sauna é uma parte essencial da cultura finlandesa e uma identidade nacional. Existem apenas 5,4 milhões de finlandeses, mas 3,3 milhões de saunas. Saunas públicas costumavam ser comuns em grandes cidades, mas agora que a maioria dos novos apartamentos oferecem sauna própria, o número de saunas públicas tem diminuído drasticamente. Há apenas poucas restantes. Como o senso de comunidade está se tornando algo cada vez mais importante da nova cultura urbana, muitas novas saunas públicas estão sendo planejadas. Com Löyly (que significa o vapor resultante ao jogar água em pedras quentes em uma sauna), Helsinque oferecerá a visitantes estrangeiros a experiência de uma sauna pública durante todo o ano - uma obrigação ao visitar a Finlândia.

Processo

O projeto teve início a partir da iniciativa da cidade de Helsinque. Hernesaari é uma antiga área industrial no litoral de Helsinque que está sendo transformada em uma área residencial. Novos usos estão sendo desenvolvidos para a área, enquanto são aguardadas as futuras mudanças. Há um porto de cruzeiros em Hernesaari e a cidade queria ativar a área com novas funções e oferecer aos visitantes novas atrações. Começamos o projeto em 2011, projetando uma vila de sauna temporária no extremo mais distante da península. O conceito não se mostrou financeiramente sustentável, portanto o primeiro parceiro deixou o projeto. Desenvolvemos uma sauna flutuante com um segundo parceiro, mas o conceito se mostrou impossível, uma vez que o local se encontra em mar aberto e uma estrutura flutuante não poderia resistir às altas ondas e à pressão de blocos de gelo. O litoral vai mudar com os futuros empreendimentos, mas a cidade escolheu uma área onde a costa permanecerá como está atualmente. Desenvolvemos um novo conceito de forma livre com faces triangulares. O parceiro mudou mais uma vez e quando finalmente o ator Jasper Pääkkönen e membro do Parlamento Antero Vartia conseguiu financiamento, as obras de construção poderiam começar.

© kuvio.com

Contexto

O terreno é único. Estando a menos de dois quilômetros do centro da cidade, é muito central, mas ao mesmo tempo a paisagem lembra a de fora do arquipélago. O terreno está situado num futuro parque costeiro que fará parte de um "parque de Helsinque" mais amplo que ligará a capital ao mar. O edifício foi projetado para ser delgado e alongado, para não cortar a estreita faixa do parque. O volume é mantido o mais baixo possível para não bloquear as vistas dos futuros edifícios residenciais. Ao invés de construir um edifício convencional, a sauna foi desenvolvida como uma construção tranquila, facetada, que é mais parte do parque que um edifício convencional seria. Quando o edifício de madeira se tornar cinza, ele parecerá uma rocha no litoral.

© kuvio.com
Planta
© kuvio.com

Arquitetura

O partido arquitetônico é simples: há uma caixa preta retangular contendo os espaços quentes, coberta com uma "casca" de forma livre, de madeira. Ao invés de ser mera decoração, a estrutura escultural feita de pinho tratado termicamente tem várias funções. Ela fornece às pessoas privacidade visual. No entanto, as lamelas não limitam a vista para o mar a partir do interior, mas funcionam como venezianas, bloqueando o acesso visual de fora. Há espaços abrigados entre a caixa quente e a casca, para se resfriar entre os banhos de sauna. A casca forma terraços íntimos entre suas superfícies inclinadas que servem como um lugar para sentar.A estrutura protege o edifício do clima severo do litoral. Ela sombreia os espaços internos com grandes superfícies de vidro e ajuda a reduzir o uso de energia para resfriar o edifício. Além disso, a casca em degraus forma escadas para subir na cobertura e olhar para fora a partir dos terraços no topo do edifício.A construção forma uma grande arquibancada ao ar livre para o futuro centro desportivo aquático no mar. Existem cerca de 4000 placas que foram precisamente cortadas em formas individuais por uma máquina controlada por computador.O grande terraço de madeira fica parcialmente sobre o oceano e você pode ouvir o som das ondas sob seus pés.

© kuvio.com

Espacialidade

O edifício é composto por duas partes: saunas públicas e um restaurante. As saunas e espaços públicos se abrem para o mar, com vistas interessantes para o centro da cidade e até mesmo para o mar aberto. A atmosfera é calma e os espaços pouco iluminados. Diferentes áreas são concebidas como espaços dentro de um espaço. Interessantes visuais se abrem entre os espaços fechados enquanto você se desloca de uma área à outra. Você entra no restaurante que é um espaço claro e aberto. De lá, um caminho pouco iluminado te leva à área de banho. Sapatos são deixados num armário antes de você ir para a recepção, onde te dão uma chave do armário do vestiário e uma toalha. Vestiários e chuveiros são separados para homens e mulheres. Uma cortina de couro que cobre a porta indica a entrada na área unissex, a partir da qual os visitantes precisam usar roupas de banho.Tradicionalmente, homens e mulheres banham-se separadamente e nus. Queríamos desenvolver uma cultura de sauna que tornasse possível amigos banharem-se juntos, independente de seu gênero. Isso torna a experiência de uso da sauna possível também para visitantes estrangeiros que podem não estar acostumados a utilizar saunas nus.

© kuvio.com

Interiores

A arquitetura de interiores do restaurante e do lounge da sauna foi feita pelo Joanna Laajisto Creative Studio.O objetivo do projeto era criar um restaurante aconchegante que dialogasse com a forte arquitetura do edifício. A abordagem poderia ser chamada de minimalismo ameno. O desafio era criar áreas de estar íntimas no grande espaço de hall com duas paredes de janelas.As pessoas geralmente se sentem mais confortáveis sentando com suas costas contra a parede. A solução foi construir uma plataforma elevada para a área de bar que divide o espaço em duas áreas diferentes. Uma meia parede de madeira ancora os longos sofás, desenhados de forma personalizada, que oferecem uma excelente vista do mar.

© kuvio.com
Planta
© kuvio.com

Os principais materiais utilizados nos espaços internos são o concreto preto, a madeira clara de bétula escandinava, o aço escuro e a lã. Todos os materiais são bastante duráveis. A madeira utilizada é prensada, colada e ligeiramente tratada termicamente, uma inovação sustentável finlandesa feita de sobra de materiais da indústria de madeira compensada, que normalmente é queimada para produzir energia. Assim, o que era resíduo é transformado em um belo material reciclado. Seu processo de fabricação produz um bonito tom frio de cor clara e de alta durabilidade.

© kuvio.com

Além dos sofás longos, o escritório de Laajisto usou madeira de bétula laminada colada nas paredes, nos tampos das mesas,no longo bar e mesmo na pia do banheiro unissex.As cadeiras estofadas, que acrescentam suavidade ao espaço, são do fabricante italiano Torre. Todos os tecidos são da Kvadrat, de lã natural. Os bancos do bar são da Gubi e as cadeiras de madeira no lounge da sauna são feitas pela finlandesa Nikari.

As luminárias projetadas por Micheal Anastassiades para Floss criam um ritmo sutil para o espaço sem bloquear as vistas do Mar Báltico.

© kuvio.com

Saunas

Há três saunas diferentes que são aquecidas com lenha: uma sauna continuamente aquecida, uma sauna aquecida apenas uma vez (aquecida antes da sauna ser aberta, na parte da manhã, permanecendo quente até à noite) e uma tradicional sauna a fumaça - uma verdadeira raridade em uma sauna urbana. Assim, você pode experimentar todos os tipos de Löyly finlandês durante uma única visita. Entre as saunas, há uma área de spa com reservatórios de água fria e uma sala com lareira para relaxar, entre os banhos ou depois da sauna. Você pode nadar no mar e no inverno há um "avanto" - um buraco no gelo para nadar no inverno -um passatempo popular na Finlândia e também o nome do nosso escritório.

© kuvio.com

Sustentabilidade

O edifício é aquecido com aquecimento urbano e a eletricidade é produzida com água e energia eólica. O edifício é primeiro edifício certificado pelo Forest Stewardship Council (FSC) na Finlândia e segundo na Escandinávia. O certificado do FSC prova que a madeira utilizada provém de florestas geridas de forma responsável.O restaurante serve comida orgânica e o peixe é pescado de forma sustentável.

© kuvio.com

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Hernesaarenranta 4, 00150 Helsinque, Finlândia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Löyly / Avanto Architects" [Löyly / Avanto Architects] 04 Fev 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/804552/loyly-avanto-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.