Casa ID / Cadi Arquitetura

Casa ID / Cadi Arquitetura - Mais Imagens+ 41

Carneiros, Brasil
  • Arquitetos: Cadi Arquitetura; Cadi Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  236
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Cristiano Bauce
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Kömmlux, Pedras Rossler, Portobello Shop
© Cristiano Bauce

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto fica localizado em um loteamento novo na cidade de Lajeado, local bastante calmo e com uma linda vista das paisagens e dos morros em seu entorno. Isso foi determinante na escolha do terreno, em que o mais importante era um lugar alto com vista e bem ventilado (devido a altas temperaturas durante o verão na cidade).

© Cristiano Bauce
© Cristiano Bauce

Outra questão bem importante foi o tamanho da casa. Queríamos uma casa compacta, sem desperdício de áreas e que o mais importante era a comunicação do espaço de lazer integrado com a parte interna. Sendo assim, a parte interna da casa possui 105,00m², distribuídos nos seguintes ambientes: cozinha, jantar, estar, banheiro social, gabinete, dormitório e suíte principal.

© Cristiano Bauce
Planta

Assim como os dormitórios, a parte social da casa fica totalmente integrada com a área externa através de uma grande cobertura em balanço que é sustentada pela placa de 7,2m  revestida com porcelanato que simula aço corten.  Esse volume dá toda a privacidade da cozinha ainda contempla na parte frontal uma churrasqueira e na parte de traz área de serviço: lavanderia, gás, canil, chuveiro e depósito. 

© Cristiano Bauce
© Cristiano Bauce

Ainda tivemos cuidado com a parte ecológica, toda área externa possui sistema de irrigação com aproveitamento da água da chuva coletada pelo telhado verde que é levada até uma cisterna, onde é armazenada e após retorna para ser utilizada nos vasos sanitários e sistema de irrigação da grama.

© Cristiano Bauce

Outro ponto de destaque foi a fachada principal. Como a casa é relativamente pequena, queríamos que a fachada fosse mais imponente e por isso a opção foi trabalhar com o pé direto alto. A grande janela de pvc tem folhas de correr que chegam a 3m de altura. O volume a esquerda, com entrada independente, é um escritório onde podemos trabalhar e receber clientes.

© Cristiano Bauce
Fachada

Trouxemos dos vários veraneios em terras uruguaias as referencias para o projeto, como o concreto aparente e a pedra usada como revestimento misturada com uma arquitetura de traços retos e limpo. De lá também veio o costume e gosto pelas tradicionais parrillas, que reproduzimos através de uma churrasqueira uruguaia em meio à arvores que já existiam no terreno. Ao lado um jardim vertical acomoda plantas e também ervas usadas no preparo de receitas.

© Cristiano Bauce

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa ID / Cadi Arquitetura" [House ID / Cadi Arquitetura] 08 Fev 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/804498/casa-id-cadi-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.