WODIFY / Mendonça Carrão - Atelier

WODIFY  / Mendonça Carrão - Atelier - Mais Imagens+ 26

Castelo Branco, Portugal
  • Arquitetos: Mendonça Carrão - Atelier; Mendonça Carrão - Atelier
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cinca, Interface, Smeg, Steelcase
  • Arquiteto Responsavel: Jorge de Mendonça Carrão
  • Equipe: Sebastião Castelbranco
  • Cidade: Castelo Branco
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
© Zé Maria Rebelo de Andrade

Descrição enviada pela equipe de projeto. Projecto de interiores, concebido para o cliente norte-americano WODIFY, uma startup tecnológica, que desenvolve mundialmente as principais Apps para a gestão de ginásios.

© Zé Maria Rebelo de Andrade

Localizado no extremo oriental da cidade de Lisboa, antiga zona industrial que sofreu uma fantástica renovação urbanística após a exposição universal EXPO 2008, este projecto implanta-se em três fracções, distribuídas por dois pisos, no quarteirão desenhado pelos arquitectos Aires Mateus, que inclui edifícios de escritórios, food court e um agradável espelho de água.

© Zé Maria Rebelo de Andrade

Com vista a agregar o programa funcional a partir da nova imagem, valores e cultura desta jovem empresa e o desafio de articular três fracções separadas por paredes e/ou pisos, foram seguidas 4 estratégias de acção:

© Zé Maria Rebelo de Andrade

Divisão permeável – Áreas de trabalho isoladas fisica e acusticamente entre si, criando privacidade e autonomia, mas mantendo continuidade visual, através de divisórias em vidro com ofuscação pontual e “semi-barreiras” como elementos ornamentais ou mobiliário estrutural.

© Zé Maria Rebelo de Andrade

Apropriação pela Textura – Diferentes texturas adaptadas a diferentes ambientes, gerando sensação de bem-estar, descontracção e conforto com materiais naturais e locais (madeira de pinho, calçada portuguesa e parede de composto vegetal) ou a criação de ambiente tecnológico, dinâmico e produtivo (vidro, metal e a tinta plástica).

© Zé Maria Rebelo de Andrade

Cor como elemento organizador – Organização do espaço através da distribuição de planos e volumes de cor solida, marcando limite, hierarquias e utilizações, com base na imagem corporativa da WODIFY.

© Zé Maria Rebelo de Andrade
Corte

Multifuncionalidade espacial – Preocupação de desenho e inclusão de infra-estruturas, que permitem nos principais espaços, a alterações de utilizações, lotações e ocupações, de acordo com a estratégia a adoptar pelos utilizadores.

© Zé Maria Rebelo de Andrade

Foi necessário criar um programa rigoroso e detalhado de áreas funcionais, que servisse as dinâmicas de trabalho de uma empresa tecnológica, e que ao mesmo tempo suportasse o rápido crescimento da equipa em Portugal.

© Zé Maria Rebelo de Andrade

A ocupação da totalidade do piso 2 por um programa mais operativo e de zonas de trabalho, agregou duas fracções inicialmente separadas e estabeleceu um esquema de organização espacial de 3 zonas principais: O STADIUM, uma zona de recepção com capacidade de adaptação para videoconferência, palestras e eventos a partir da criação de uma estrutura de anfiteatro; O STUDIO, um amplo espaço de trabalho para as equipas criativas; e os LAB´s, cinco salas de trabalho para as equipas de engenharia.

Diagrama
© Zé Maria Rebelo de Andrade

A articulação das circulações com estas zonas, gerou espaços interessantes de permanência e de funções autónomas, como o BAR, uma pequena cafetaria no corredor de ligação entre fracções; o HOTEL, área com postos de trabalho autónomos; e os PODs, cabines para telefonemas ou reuniões de um-para-um.

© Zé Maria Rebelo de Andrade
© Zé Maria Rebelo de Andrade

Na fracção disponível no piso inferior, foi estruturado um programa direccionado para as funções de entretenimento e trabalho autónomo, existindo: os DOCKS, duas salas para reuniões de grupo; o INCUBATOR, área direccionada ao trabalho especializado e brainstorm; uma ampla área com relação directa com o espelho de água exterior, designado por PARK, que alberga um confortável lounge, uma área de refeições e uma zona de cozinha com todas as utilidades disponíveis para o bem estar dos seus utilizadores.

© Zé Maria Rebelo de Andrade

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. de São Sebastião 1, 6000 Castelo Branco, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "WODIFY / Mendonça Carrão - Atelier" [WODIFY / Mendonça Carrão - Atelier] 31 Jan 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/804228/wodify-mendonca-carrao-atelier> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.