Casa do Jardim Secreto / Wallflower Architecture + Design

Casa do Jardim Secreto / Wallflower Architecture + Design - Mais Imagens+ 36

  • Arquitetos: Wallflower Architecture + Design; Wallflower Architecture + Design
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marc Tey
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  BI&L Collections, Classic Aluminium Industry, Nyee Phoe Flower Garden
© Marc Tey

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa do Jardim Secreto, projetada pelo escritório baseado em Singapura Wallflower Architecture + Design, está situado na área de bangalôs de classe alta de Bukit Timah. O desejo dos proprietários era ter uma casa tropical de família, contemporânea e luxuosa. Além disso, por serem os proprietários de uma empresa de construção civil, eles mesmos construiriam a casa para também mostrar suas capacidades profissionais.

© Marc Tey
Diagrama
© Marc Tey

A casa fica em um terreno em forma de L, com uma testada estreita e despretensiosa, cercado por casas vizinhas. Mais adiante e em uma leve subida, a maior parte da propriedade não é visível a partir da entrada. A maioria dos compradores de casas do local iria considerar o terreno irregular, a testada estreita e falta de visibilidade como uma desvantagem. O arquiteto viu uma oportunidade de usar o terreno para camuflar a maior parte de uma casa grande, e a exuberância de um jardim secreto para protegê-la de olhares curiosos.

© Marc Tey
Planta - 1º Pavimento
© Marc Tey

Como os requisitos espaciais e funcionais eram substanciais, o arquiteto posicionou mais de um terço da casa na porção inferior da propriedade, ocultando efetivamente esse volume e tirando o máximo proveito deste terreno único. O que se percebe como piso térreo foi definido um nível acima. Isso permitiu maior privacidade da entrada da rua e um 'terraço-platô' para compor o resto dos espaços de estar e jardins.

© Marc Tey

Os visitantes são recebidos na casa por um pórtico de entrada em granito que conduz a um lobby 'subterrâneo'. Uma proeminente escada em espiral de aço e vidro leva os visitantes até a sala de estar. Os proprietários tinham gostado da ideia de separar os espaços de estar e de jantar e circundá-los com piscinas e jardins. Este nível térreo do 'platô' foi planejado para ser um espaço que confunde interior e exterior, superfícies permeáveis e impermeáveis. Seria um único espaço, com vários programas, ao invés de muitos espaços com limites determinados e funções fixas. As várias árvores plantadas no perímetro da casa dão um caráter bastante privado ao edifício. Visivelmente protegida do exterior, o andar térreo pode ser aberto e transparente sem que a privacidade dos proprietários seja comprometida.

© Marc Tey

Conceitualmente, a composição arquitetônica acima do solo é de dois blocos de travertino retangulares apoiados em delgados pilotis. Os blocos são conectados ao segundo pavimento por uma passarela fechada flutuando acima do plano térreo. Uma janela em fita corta a fachada de mármore travertino. Os brises verticais ajustáveis de madeira foram alinhados estrategicamente ao longo desta faixa de janelas, protegendo o vidro e regulando a quantidade de luz que incide sobre o interior, além de garantir privacidade quando necessário.

© Marc Tey

Uma plataforma de estar ao ar livre e um telhado jardim coroam a composição e são espaçosos e funcionais o suficiente para reuniões sociais e festas. O deck é inclinado para que sejam apreciadas as vistas cênicas da colina Bukit Timah, o ponto mais elevado em Singapura.

© Marc Tey
Planta - Sótão
© Marc Tey

Princípios básicos de arquitetura de orientação, massa térmica, proteção solar e ventilação natural foram fundamentais para o projeto. É uma casa tropical, com materiais modernos e estética contemporânea. Cada pavimento é projetado para ter ventilação cruzada, portanto foi primordial garantir que os ventos pudessem fluir sem obstáculos. No porão, o ar flui através da grande abertura da garagem, através das ripas de madeira do lobby e das saídas a partir de um pátio de tamanho considerável com jardim na parte de trás, aberto ao céu. Acima do solo, os volumes elevados dos quartos são mantidos passivamente arrefecidos por camadas de alvenaria, cavidades de ar, revestimento de mármore travertino, jardins no telhado e pérgolas. As janelas impedem a entrada de calor através de vidros de baixa emissividade e brises de madeira que filtram a forte luz solar tropical, e transformam-na em um padrão de luz e sombras projetados nos espaços interiores. Claraboias proporcionam uma experiência a mais no decorrer do dia com a mudança constante da luz. Quando necessário, a casa inteira pode ser fechada para se proteger de tempestades de chuva tropical ou névoas de poluição.

© Marc Tey

O ambiente responde ao projeto quando são respeitados tanto seus pontos fortes e fracos e promove-se uma colaboração entre eles. Apesar de estar em uma ilha intensamente urbanizada com uma das densidades populacionais mais altas do mundo, a casa recupera o que é gostar de viver de forma privada nos trópicos, com sua exuberância, vibração e beleza escondidos em um jardim secreto.

© Marc Tey

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa do Jardim Secreto / Wallflower Architecture + Design" [Secret Garden House / Wallflower Architecture + Design] 09 Fev 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/804031/casa-do-jardim-secreto-wallflower-architecture-plus-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.