Museu Korça - Museu Nacional de Arte Medieval / Bolles + Wilson

Museu Korça - Museu Nacional de Arte Medieval / Bolles + Wilson - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos: Bolles + Wilson; Bolles + Wilson
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  360
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Roman Mensing
  • Cliente: Prefeitura de Korçë
  • Arquitetura Original: DEA Studio
  • Arquitetos Responsáveis: Julia B. Bolles-Wilson, Peter Wilson
  • Cidade: Korçë
  • País: Albânia
Mais informaçõesMenos informações
© Roman Mensing

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício para o Museu Korça era originalmente uma estrutura de colunas e vigas de baldrame abandonadas quando o comunismo colapsou na Albânia. O escritório DEA Studio sh.p.k. foi comissionado para projetar fachadas e o escritório BOLLES+WILSON foi então convidado pela Prefeitura para projetar e desenvolver o projeto de um espaço expositivo de 300 ícones ortodoxos medievais.  

© Roman Mensing

As grandes paredes externas com suas pequenas aberturas foram projetadas para proporcionar uma leitura medieval; as pequenas aberturas conferem uma atmosfera misteriosa a partir de seu interior, mas para a apropriada visualização dos itens eram claras demais e necessitaram elementos internos para evitar o forte contraste.

© Roman Mensing

Organização da Exposição

Os três pavimentos se dividem entre o arquivo e laboratório e administração. Os espaços expositivos estão ao nível da entrada e no primeiro pavimento; aqui o conceito dos interiores propõem uma circulação específica para os visitantes e uma divisão absoluta entre espaços públicos e 'a parte posterior da casa'. Isto é necessário por motivos de segurança, uma vez que o público não pode ter a possibilidade de entrar em ambientes onde técnicos estão trabalhando em peças históricas.

Axonométrica

O pavimento entre o nível de entrada e o primeiro pavimento foi removido pela sala de exposição da esquerda. Isto permite uma nova escada que cria uma simples e espetacular rota de circulação de visitantes. A nova escada possui vistas panorâmicas de uma parede dourada de 9,5 metros de altura - para esta parede foi escolhido o sistema de suspensão de Petersburgo - uma embalagem especial de alguns itens, uma tapeçaria de imagens cobrindo toda a parede, que impressiona os visitantes com o tamanho da coleção Korça.

© Roman Mensing

Sequência de Ambientes

O conceito interno desenvolve zonas de forte caráter individual definido por cores. As Salas Sequenciais são cuidadosamente coreografadas para o efeito dramático:

© Roman Mensing

(a) Saguão de Entrada - uma abstrata colagem de prateleiras para itens a venda - postais, posteres, artesanato local e até pequenos ícones medievais pintados por artistas de Korca - uma nova indústria local - estão em exposição e à venda.

Croquis

(b) A Sala Dourada - um grande painel dourado de altura de dois pavimentos repleto de itens medievais. Visitantes podem caminhar livremente para então subir as escadas onde encontram um painel explicativo.

© Roman Mensing

(c) A Varanda Branca - com vistas para a Sala Dourada, possui paredes brancas como em museus tradicionais para a exposição de pequenos itens. 

© Roman Mensing

(d) Labirinto Negro - A área central do museu é escura e misteriosa com peças iluminadas individualmente que parecem flutuar na penumbra. As paredes são pintadas em colagens de preto brilhante e cinza fosco. Alcovas laterais com tetos mais baixos e pisos de madeira trazem individualidade para certos itens pendurados.

© Roman Mensing

(e) Salão Vermelho - após o Labirinto, visitantes se deparam com um espaço de caráter bastante sensual, onde todas as superfícies são vermelhas. A zona central é definida por uma plataforma de 10 m onde estão "iconastas" (um painel de altar).

© Roman Mensing

(f) A sala final da exposição é branca com iluminação no teto, um espaço etéreo. A sala exibe dois dos itens mais valiosos, que datam do séc XIV.

© Roman Mensing

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Korçë, Albânia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Museu Korça - Museu Nacional de Arte Medieval / Bolles + Wilson" [Korça Icon Museum - National Museum of Medieval Art / Bolles + Wilson] 14 Jan 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/803189/museu-korca-museu-nacional-de-arte-medieval-bolles-plus-wilson> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.