Intervalo 2016 / Felipe Alarcón Carreño

Intervalo 2016 / Felipe Alarcón Carreño - Mais Imagens+ 11

Santiago, Chile
  • Arquitetos: Felipe Alarcón Carreño; Felipe Alarcón Carreño
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  41
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografías:Pablo Casals Aguirre
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cintac®, Tupemesa
  • Coordenação: Macarena Cortés
  • Design Gráfico: Paula Bravo
  • Cliente: Facultadade de Arquitetura, design e estudos urbanos da Pontificia Universidade Católica do Chile
  • Curadoria: Instituto de Estudios Urbanos y Territoriales UC.
  • Arquiteto Responsável: Felipe Alarcón Carreño
  • Cidade: Santiago
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Pablo Casals Aguirre

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Exposição Intervalo é um lugar onde anualmente são expostos os projetos e pesquisas das diferentes unidades acadêmicas e centros de pesquisa da Faculdade de Arquitetura, Design e Estudos Urbanos na Pontifícia Universidade Católica do Chile e que para a presente edição foi definida a curadoria sob o lema 'Cidade, Mobilidade e Pessoas'.  

© Pablo Casals Aguirre

Em sintonia com este lema, o projeto para a montagem foi orientado a fim de construir uma espécie de infraestrutura urbana que suportará os distintos formatos da mostra dentro da sala de arte destinada para a exposição. Algo como uma peça de cidade em um ambiente no qual ela não está habituada. 

© Pablo Casals Aguirre
Isometric

A construção de tal 'infraestrutura' procura relacionar-se com aqueles elementos que configuram o ambiente urbano e que em alguma medida definem a imagem da mobilidade; como os avisos de rotas, as paradas de ônibus, as passarelas, os pórticos das rodovias, etc. vinculando-se por meio da condição material destes, onde o aço galvanizado estrutura e dá forma para a maioria das peças ou objetos.

© Pablo Casals Aguirre

Uma mesma peça estrutural repetida 25 vezes a cada 50 cm configura um espaço que abarca a largura total da sala, criando duas fachadas de exposição e um interior para a projeção de vídeos em cada extremo. A estrutura foi executada com perfis galvanizados que comumente são utilizados para a construção de divisórias, implementados com seu comprimento total, permitindo otimizar os recursos, a velocidade de execução e reduzir intencionalmente o processo ao evitar cortes e com isso a perda de material.

© Pablo Casals Aguirre
Section

A secção do projeto conformou uma peça irredutível na sua tipologia estrutural e sua solução construtiva é o que termina qualificando espacialmente o pavilhão. Cada elemento cumpre uma função específica dentro do todo, fixando-se pela disposição dos seus elementos em um sentido e por outro através da incorporação de placas de perfuradas que sustentam a mostra e configuram o interior do pavilhão.

© Pablo Casals Aguirre

A estrutura se apoia sobre uma série de peças padrão de concreto pré-fabricado, que são dobradas para gerar um apoio diagonal definindo a inclinação dos pilares da estrutura que por sua forma e peso, travam o sistema.

© Pablo Casals Aguirre

A utilização de materiais padrões sem alterar suas dimensões, unidos somente através de parafusos, permite que o pavilhão, ou suas partes, possa ser desmontado rapidamente e reutilizado para diferentes funções ou em sua mesma configuração vinculado a outro lugar ou uso, permitindo que o volume de material da mostra seja reinventado e não se transforme em lixo.

© Pablo Casals Aguirre

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Santiago, Região Metropolitana de Santiago, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Intervalo 2016 / Felipe Alarcón Carreño" [Intervalo 2016 / Felipe Alarcón Carreño] 13 Jan 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/803111/intervalo-2016-felipe-alarcon-carreno> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.