Ser um arquiteto: ontem e hoje

© Sharon Lam

A arquitetura, enquanto profissão e disciplina, evoluiu muito desde Vitruvius. Continua a evoluir juntamente com a cultura e tecnologia, refletindo novos desenvolvimentos e mudanças de valores na sociedade. Algumas mudanças são conscientes e se originam dentro do próprio campo da arquitetura

1. Croqui vs. software

© Sharon Lam, utilizando imagens via usuário Wikimedia David Rutten licensed under CC BY-SA 3.0

Quer você goste ou não, as pranchetas deram espaço para as telas de computador, e programas CAD e de design paramétrico agora são ferramentas arquitetônicas comum. No entanto, a habilidade de impressionar os clientes com um croqui à mão livre ainda tem seu valor.

2. Gênio solitário vs. trabalho em equipe

© Sharon Lam

A imagem histórica do arquiteto era daquele gênio solitário que concebia formas http://www.archdaily.com.br/br/tag/assembleesculturais instantaneamente de sua mente criativa. Hoje em dia, os arquitetos são comumente vistos trabalhando de maneira colaborativa e para um maior sucesso, como o grupo vencedor do Prêmio Turner, o escritório Assemble, ou Robert Venturi e Denise Scott Brown, que finalmente ganharam a Medalha de Ouro do AIA em 2015 após uma mudança no regulamento que permitiu que a premiação fosse entregue a duplas.

3. Aprender as regras clássicas de projeto vs. aprender a projetar criativamente

© Sharon Lam

Regras de simetria, proporção e tipologia de colunas apenas aparecem nas escolas de arquitetura hoje em dia quando se estuda história. Já passou o tempo das regras estritas de desenho e em seu lugar veio a era da solução de problemas de maneira criativa e aberta. 

4. Muitos homens brancos e idosos vs. pouco menos homens brancos e idosos

© Sharon Lam, utilizando imagens via usuário Flickr a href='https://www.flickr.com/photos/27608953@N06/3200164455'>Susleriel, Wikimedia user Rama licensed under CC BY-SA 2.0, and © United Press International

O curso da história da arquitetura tem sido dominado por homens brancos e idosos, mas isto está mudando lentamente. Homens e mulheres de outras etnias estão começando a ser reconhecidos na arquitetura - recentemente a Medalha de Ouro da AIA foi entregue ao primeiro vencedor negro. No entanto, grandes diferenças de salários para gêneros e outros desequilíbrios significam que ainda há muito progresso a ser feito.

5. Antes da mídia vs. era da Mídia

© Sharon Lam, utilizando imagens image by Iwan Baan

Na medida em que as mídias se tornam cada vez mais proeminentes, o mesmo ocorre com sua relação com a arquitetura. Por nossa compreensão e apreensão da arquitetura estarem relacionadas à sua representação, a passagem para a era da mídia consiste em uma mudança complexa e fundamental. 

6. Exclusividade vs. inclusividade

© Sharon Lam, utilizando imagens via screenshot de YouTube and TED

O aumento da exposição da arquitetura na mídia tem aumentando sua apreciação, com programas de televisão (como o britânico Grand Designs) e podcasts como é o 99% Invisible, e páginas da internet (como esta aqui!) tornando a arquitetura acessível a muito mais pessoas que apenas aqueles que estudam ou trabalham na área.

7. Suficiência vs. sustentabilidade

© Sharon Lam

A consideração com o impacto ambiental de um edifício se tornou uma diretriz muito mais ativa em projetos dos últimos anos, tornando-se, inclusive, o mote principal de algumas empresas. Isto se deve tanto à maior consciência em relação às questões ambientais, como também aos avanços da tecnologia, que facilitam a implementação de ferramentas voltadas a sustentabilidade.

8. Local vs. global

© Sharon Lam

À diferença de muitos estilos arquitetônicos históricos, pode ser difícil adivinhar a localização de novos edifícios apenas por sua forma. Colaboração entre culturas e concursos internacionais agora permitem que os projetos transcendam as barreiras geográficas - por exemplo, o escritório britânico Foster + Partners possui 15 diferentes equipes trabalhando em projetos localizados em 40 países.

Sobre este autor
Cita: Lam, Sharon. "Ser um arquiteto: ontem e hoje" [Being an Architect: Then Versus Now] 22 Jan 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/802918/ser-um-arquiteto-ontem-e-hoje> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.