Guia para publicar obras de arquitetura

Como editores da Equipe de Projetos do ArchDaily, buscamos refletir acerca do que foram as publicações de projetos durante 2016, e, com base nisso, nos aproximarmos do que esperamos para as publicações de obras em 2017.

Podemos dizer que durante 2016 nossas publicações de projetos tiveram um alto impacto em material gráfico. Em primeiro lugar, as perspectivas axonométricas fizeram parte da grande maioria de nossas publicações, democratizando o conhecimento ao gerar vistas com dimensões próximas às da realidade, sendo assim uma interpretação acessível. Em segundo lugar, o desenvolvimento da tecnologia de vídeos de imersão nos permitiu publicar percursos 360º completos por interiores de obras de diversas escalas, gerando imagens cada vez mais fiéis à realidade física de estar na obra em questão.

Em termos gerais, a representação gráfica das obras da conta de uma aproximação dos usuários em geral, utilizando métodos que eliminam as barreiras da representação técnica para gerar uma participação transversal. Apesar disso, este avanço na transmissão de conhecimento e ideias de forma clara para estimular a participação ainda não teve reflexos de forma geral nos textos que acompanham as publicações de obras.

Atualmente, esperamos publicar obras cujo material gráfico seja coerente com situações específicas a um contexto. Massimo Scolari propõe essa ideia muito bem em sua publicação "Oblique Drawings":

"As representações visuais e conceituais são manifestações das orientações ideológicas e filosóficas das diferentes culturas."

Esperamos que cada obra seja representada com técnicas de desenho escolhidas em função, não só da estética, mas que também sejam um reflexo da ideologia dos arquitetos autores, já que não é a mesma coisa realizar, por exemplo, uma perspectiva axonométrica de projeção paralela, ou uma de projeção oblíqua. No que se refere aos textos de publicação, buscamos maximizar redações de conteúdo objetivo que permitam conhecer a obra de forma completa, destacando os aspectos principais desta e utilizando referências, caso necessário, para tornar o leitor um participante ativo por meio da reflexão em torno da obra em si e das decisões de projeto propostas.

O texto como catalisador do pensamento

Casa Vila Matilde / Terra e Tuma Arquitetos Associados

Texto
Buscamos publicar memoriais de projetos com textos claros e objetivos que permitam conhecer aspectos fundamentais de cada projeto de forma coerente, capazes de comunicar o essencial ao leitor e envolve-lo com informações que permitam que ele participe com opiniões sobre a obra.
Bons exemplos de 2016:

As imagens como uma forma de pensamento

‘Simone Veil’ Group of Schools in Colombes / Dominique Coulon & associés. Image © Eugeni Pons

Guia para publicar obras de arquitetura - Mais Imagens+ 19

Fotos
Buscamos fotografias que mostrem, basicamente, a obra em aspectos gerais, primeiro com enquadramentos amplos que dêem conta das relações da construção com o contexto e, então, as relações entre os diferentes espaços internos. Em seguida, quanto aos aspectos particulares, enquadramentos aproximados que destaquem detalhes, acabamentos e materiais. Deve-se considerar correções de perspectiva e cor caso seja necessário. Finalmente, buscamos fotografias que reflitam cada obra, superando estilos e modas.
Referências em publicações de 2016:

El Templo Bahá'í de Sudamérica bajo el lente de Nico Saieh. Image © Nico Saieh

Guia para publicar obras de arquitetura - Mais Imagens+ 19

Guia para publicar obras de arquitetura - Mais Imagens+ 19

Diamond Island Community Center / Vo Trong Nghia Architects. Image © Hiroyuki Oki

Plantas e desenhos
Esperamos desenhos, plantas, vistas, colagens, diagramas, entre outras formas de representação, que integrem a visão dos arquitetos autores  entregando conteúdo técnico em forma acessível e legível, utilizando novas tecnologias com o objetivo de informar de forma precisa as principais características de cada projeto.
Exemplos de 2016

Guia para publicar obras de arquitetura - Mais Imagens+ 19

Guia para publicar obras de arquitetura - Mais Imagens+ 19

Cortesia de fala atelier
Sobre este autor
Cita: AD Editorial Team. "Guia para publicar obras de arquitetura" 11 Jan 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/802897/guia-para-publicar-obras-de-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.