Museu de Arte Joliette / FABG

Museu de Arte Joliette / FABG - Mais Imagens+ 22

  • Arquitetos: FABG; FABG
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2900
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Steve Montpetit
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Ceragres, Corian, Forbo Flooring Systems, Prelco
© Steve Montpetit

Descrição enviada pela equipe de projeto. Hoje em dia o Museu de Arte de Joliette é reconhecido como o mais importante museu de arte regional do Quebec. Apesar dos objetivos de conservação, difusão e pesquisa terem sido concretizados há mais de meio século por seus fundadores, o museu continua ampliando sua coleção permanente que compreende, atualmente, 8.500 obras mantidas em quatro áreas: arte canadense, arte europeia, arte contemporânea e arqueologia.

© Steve Montpetit

A transformação completa e ampliação do edifício original foi necessária para oferecer uma ampla gama de programas estruturados entorno da promoção de sua coleção permanente e a apresentação de exposições temporárias, assim com uma série de atividades educativas e culturais para os visitantes de todas as idades. A adição de novos espaços flexíveis - como galerias, salas multimídia para os jovens, uma cafeteria com possíveis usos variados, salas de conferências e um terraço - era necessária para abrir a instituição à comunidade fazendo com que a mesma desempenhasse um papel importante na vida dos cidadãos de Joliette e da região circundante.

© Steve Montpetit

Nosso objetivo era melhorar a conexão entre a instituição e o público através da adição de três novos volumes ao edifício que acentuam o dinamismo da composição cruciforme existente e permitem aos transeuntes uma visão da atividade que ocorre no seu interior. Por outro lado, os espaços abertos emolduram as vistas ao rio L'Assomption e a paisagem urbana circundante.

© Steve Montpetit

Desde sua inauguração, o museu converteu-se em um cenário importante para as atividades sociais e reuniões tais como aulas, grupos de estudos criativos, espetáculos, exposições, visitas guiadas, coquetéis e concertos. 

Cortes

Conferiu-se especial atenção a construção original revelando e limpando a estrutura de concreto existente que havia sido recoberta com tijolos e gesso. A fim de facilitar a orientação dos visitantes e criar um espaço impactante de pé-direito duplo, parte da laje de concreto do segundo nível foi demolida na entrada do edifício, onde existia antigamente o átrio original do museu.

© Steve Montpetit

O museu se beneficiou enormemente de uma sucessão de espaços com um programa leve e variadas disposições espaciais que permitem e fomentam uma multiplicidade de funções. Por outro lado, o tempo de reverberação de cada um destes espaços é moldado com o uso de superfícies acústicas absorventes, enquanto as persianas motorizadas controlam os níveis de luz natural e uma série de infraestruturas audiovisuais permitem que o conteúdo multimídia seja emitido aparecendo em todos estes espaços.

© Steve Montpetit

Uma obra concebida como parte da integração da arte com o programa arquitetônico é posicionada na parte superior da nova escada de emergência totalmente envidraçada e está perfeitamente integrada ao circuito de exibição.

© Steve Montpetit

O projeto exigiu uma atualização completa dos espaços existentes, incluindo a atualização dos arquivos do museu no subsolo, a substituição de todos os sistemas mecânicos e elétricos, uma completa impermeabilização da envolvente do edifício, a construção de novos espaços de escritórios e a criação de um museu totalmente acessível e universal. Também foram inclusos no trabalho arquitetônico a sinalização gráfica e a escolha de todos os móveis do interior e exterior.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Joliette, QC, Canadá

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Museu de Arte Joliette / FABG" [Joliette Art Museum / FABG] 06 Jan 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/802801/museu-de-arte-joliette-fabg> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.