UPSIDE Araguaia / Cité Arquitetura

UPSIDE Araguaia  /  Cité Arquitetura - Fachada, Janela, VigaUPSIDE Araguaia  /  Cité Arquitetura - Imagem 3 de 41UPSIDE Araguaia  /  Cité Arquitetura - Imagem 4 de 41UPSIDE Araguaia  /  Cité Arquitetura - Janela, FachadaUPSIDE Araguaia  /  Cité Arquitetura - Mais Imagens+ 36

Freguesia (Jacarepaguá), Brasil
  • Arquitetos: Cité Arquitetura; Cité Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  13046
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Biancogres, Dimlux, Disvidro, Fabrimar, Ibratin, Portobello
  • Equipe: Lúcia Andrezo (coordenadora de Projeto executivo); Beatriz Aguiar, Beatriz Oliveira, Bianca Quintella, Daniel Osório, Erika Sampaio, Francisco Meyer, Juan Porta, Karina Godois, Letícia Burkardt, Luiz Felippe Calçado, Márcia Rocha, Marina Cuiabano, Thiago Pessoa, André Caterina, Ana Clara Meirelles.
  • Construção: FMAC
  • Paisagismo: Sérgio Santana
  • Interiores: Cité Arquitetura e Sophia Galvão
  • Estrutura: GMA Engenharia e Projetos
  • Instalações: Armando Fernandes
  • Incêndio: Monta
  • Esquadrias: MBP Consultoria de Esquadrias
  • Ar Condicionado: : Ambient Air
  • Imagens: Archigraph e Cité Arquitetura
  • Cliente: SINCO e FMAC
  • Arquiteto Responsável: Celso Rayol e Fernando Costa
  • Cidade: Freguesia (Jacarepaguá)
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
UPSIDE Araguaia  /  Cité Arquitetura - Fachada, Aido
© Alessandro Giraldi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O complexo Upside Araguaia situa-se no bairro de Jacarepaguá, na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. O projeto se insere em um processo de transformação que hoje interessa várias áreas deste bairro, tradicionalmente residencial, envolvendo novos usos e uma maior vitalidade urbana.

UPSIDE Araguaia  /  Cité Arquitetura - Fachada, Janela
© Alessandro Giraldi
UPSIDE Araguaia  /  Cité Arquitetura - Tijolo, Fachada, Vidro
© Alessandro Giraldi
UPSIDE Araguaia  /  Cité Arquitetura - Janela, Urbano, Fachada
© Alessandro Giraldi

 O edifício de uso comercial e de escritórios localiza-se precisamente em um terreno em formato de ‘L’, na esquina entre a Rua Araguaia e a Estrada do Pau Ferro. A implantação resultante do formato do terreno combina uma simplicidade volumétrica com a criação de uma conexão direta entre as duas vias. O edifício, um bloco de sete pavimentos tipos com um total de 44 salas de escritórios, ‘pousa’ sobre uma praça linear, propiciando a convivência de usuários e moradores da região, ou um simples atravessamento de transeuntes. A liberação do térreo através de uma passagem de pedestres, assim como a criação de uma galeria comercial com lojas e restaurantes abertos para essa passagem, reforça o conceito inicial de integração do espaço urbano, estabelecendo uma área de caráter semi-público. Todos os elementos complementares de projeto, como o paisagismo e a iluminação, colaboram com a não-fragmentação do espaço, tornando-o amplo e unificado. A criação no projeto de um percurso integrador de duas importantes vias de Jacarepaguá, pontuado por atividades comerciais e espaços de convivência, traz permeabilidade ao tecido urbano, preservando respiros de vida pública dentro da densa ocupação que decorre do crescimento econômico da cidade.

UPSIDE Araguaia  /  Cité Arquitetura - Fachada, Janela
© Alessandro Giraldi
Corte
UPSIDE Araguaia  /  Cité Arquitetura - Cadeira
© Alessandro Giraldi

A contextualização do projeto dentro de sua situação climática determina o primado dos cheios sobre os vazios, solução usual na arquitetura modernista das décadas de 50 e 60 e muito adequada ao clima quente e úmido da cidade do Rio de Janeiro. Consequentemente, o uso do vidro é controlado, garantindo, no entanto a iluminação e ventilação necessárias e as visadas para ambas as vias. Quando necessário brises e marquises são incorporados às fachadas mais insoladas, de forma a contribuir com a proteção solar. O uso de uma cerâmica de cor preta na base do edifício suaviza visualmente o peso do bloco de escritórios e cria uma distinção marcante entre o caráter do térreo e dos demais pavimentos. Em suma, a materialidade e as estratégias de desenho arquitetônico buscam proporcionar uma inserção harmônica e respeitosa com seu entorno, trazendo uma ressignificação ao que, hoje em dia, se padronizou como “estilo comercial” na cidade.

Painel - Montagem

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Araguaia, 1763 - Freguesia (Jacarepaguá), Rio de Janeiro - RJ, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "UPSIDE Araguaia / Cité Arquitetura" 10 Jan 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/802294/upside-araguaia-cite-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.