Pavilhão Midden Garden / Metropolis Design

Pavilhão Midden Garden / Metropolis Design - Imagem 2 de 27Pavilhão Midden Garden / Metropolis Design - Imagem 3 de 27Pavilhão Midden Garden / Metropolis Design - Imagem 4 de 27Pavilhão Midden Garden / Metropolis Design - Imagem 5 de 27Pavilhão Midden Garden / Metropolis Design - Mais Imagens+ 22

Cidade do Cabo, África do Sul
  • Arquitetos: Metropolis Design
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Wieland Gleich
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Holcim, Ipe, South African Pine
  • Engenharia Estrutural: Sutherland & Associates (Pty) Ltd - Gerdi Bruwer
  • Levantamento Quantitativo: Shevel and Simpson - Alastair Simpson
  • Gerente De Projeto: Rogan Hindmarch
  • Construção: Batir Construction
  • Cidade: Cidade do Cabo
Mais informaçõesMenos informações
Pavilhão Midden Garden / Metropolis Design - Imagem 2 de 27
© Wieland Gleich

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto faz parte de uma grande renovação para uma comunidade independente localizada no alto das encostas do Vlakkenberg. Os clientes precisavam de um pavilhão dentro de seu amplo e belo jardim, a partir do qual pudessem apreciar a paisagem natural em torno deles.

Pavilhão Midden Garden / Metropolis Design - Imagem 3 de 27
© Wieland Gleich

Terreno e Contexto

O terreno consiste em uma série de terraços, orientados norte-sul e com caimento para o leste. A casa está localizada em dois dos terraços e tem vista para o terraço jardim abaixo. Há vistas para a montanha a norte e vistas deslumbrantes da península a leste. Os ventos do sudeste são severos no verão. O terraço jardim existente continha uma ostentosa fonte de água em sua extremidade do sul, compreendendo uma cascata da água caindo dentro de um lago com fontes elaboradas. Este elemento está no eixo de uma grande piscina localizada no fim do terraço, separado por uma extensão grande do jardim. Ainda que este elemento do jardim tenha agradado ao senso de humor dos novos proprietários, eles pediram que este fosse "atenuado" e incorporado em uma área de relaxamento ao ar livre para a contemplação da parte de trás da Table Mountain a norte, uma visão que eles amam, mas que não podem realmente apreciar da casa. O conceito para localização do novo pavilhão foi tanto como uma terminação do jardim e um pano de fundo para a fonte de água quanto como uma evocação da montanha através do vale. Requeria solidez e presença, transparência e leveza. Os bancos de terra atrás do pavilhão foram manipulados para formar um reservatório natural de água.

Pavilhão Midden Garden / Metropolis Design - Imagem 16 de 27
Planta

Intenções de Projeto

O pavilhão tenta abordar uma questão complexa: como criar um diálogo significativo com o lugar, quando o ambiente é, ao mesmo tempo, não-natural e poderosamente 'da natureza'. Isso exige que a relação entre arquitetura, natureza e modernidade seja cuidadosamente considerada. O edifício é destinado a ser da natureza: para conter a essência da paisagem que, então, permite que o edifício seja naturalmente envolvido pelo seu entorno. Nós limitamos a nossa consideração ao atemporal, ao simples, ao movimento do sol, à qualidade mutante da luz durante o dia e o mistério e a magia da paisagem à noite. À quietude, ao vazio, à possibilidade. A intenção é dizer o máximo possível com o mínimo possível e deixar o tanto quanto possível não dito...

Pavilhão Midden Garden / Metropolis Design - Imagem 5 de 27
© Wieland Gleich

Conceito

Uma escultura abstrata, que remete ao ninho e à uma copa de árvore, flutuando sobre o plano do jardim. A forma abstrata não é puramente estética nem puramente racional. É concebida para ser elementar, em si mesma, mais como um objeto do que um edifício, que pode competir, por um lado, com a força da paisagem natural circundante, e por outro, com a artificialidade de seu ambiente imediato. A noção de mudança, a passagem do tempo expressa através do dia e do ano, é acompanhada por uma abertura perimetral que joga com a luz sutil, e sempre em mudança, nas paredes ásperas de concreto do edifício.

Pavilhão Midden Garden / Metropolis Design - Imagem 8 de 27
© Wieland Gleich

Organização do Projeto e Acomodação

A acomodação inclui uma série de áreas de estar, tanto em uma área coberta quanto ao ar livre, e uma área de churrasco. Uma pequena cozinha, um depósito e um bloco de banheiro estão incluídos no conjunto devido à distância da casa e para completar este flexível lugar de entretenimento para pequenos e grandes encontros. O pavilhão é organizado em eixos que se cruzam. O eixo principal é o existente entre a fonte de água e a piscina, expresso pelo plano do piso de madeira, e se conecta à paisagem em ambos os lados. O eixo transversal é definido pelo bloco de acomodação e serviços adjacentes. O edifício foi posicionado para criar uma série de lugares ao ar livre com diferentes qualidades espaciais, permitindo uma experiência variada.

Pavilhão Midden Garden / Metropolis Design - Imagem 14 de 27
© Wieland Gleich

Estrutura & Material

Os materiais são mínimos - concreto, madeira e gesso texturizado. Toda a estrutura da cobertura é de concreto armado auto-compactado, com um aditivo de Penetron. A cofragem foi de madeira de pinho aplainada. Este tratamento mais suave da superfície foi proposital, a fim de não perturbar a unidade global da forma com a passagem da luz solar.

Pavilhão Midden Garden / Metropolis Design - Imagem 9 de 27
© Wieland Gleich

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão Midden Garden / Metropolis Design" [The Midden Garden Pavilion / Metropolis Design] 03 Jan 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/802221/pavilhao-midden-garden-metropolis-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.