MINIMOD Catuçaba / MAPA

MINIMOD Catuçaba  / MAPA - Imagem 2 de 18MINIMOD Catuçaba  / MAPA - Imagem 3 de 18MINIMOD Catuçaba  / MAPA - Imagem 4 de 18MINIMOD Catuçaba  / MAPA - Imagem 5 de 18MINIMOD Catuçaba  / MAPA - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos Responsáveis: Luciano Andrades, Matías Carballal, Rochelle Castro, Andrés Gobba, Mauricio López, Silvio Machado.
  • Equipe: Pablo Courreges, Diego Morera, Emiliano Lago, Mauricio Müller, Camilla Pereira.
  • Construção : CROSSLAM / CG Sistemas
  • Projeto Hidráulico : Júlio César Troleis
  • Projeto Elétrico : Ari Martins Colares
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
MINIMOD Catuçaba  / MAPA - Imagem 6 de 18
© Fazenda Catuçaba | E. Rengade

Descrição enviada pela equipe de projeto. Vivência de paisagens remotas. MINIMOD é uma exploração projetual, tecnológica e experiencial. Se apresenta como o abrigo primitivo com uma releitura contemporânea. Um dispositivo que nos conecta com nossas raízes mais profundas: o natural, o tempo, a paisagem. 

MINIMOD Catuçaba  / MAPA - Imagem 9 de 18
© Leonardo Finotti

Seu desenho denso e compacto dialoga com os lugares onde se instala, potencializa-os e converte-os em paisagens disponíveis. Silenciosa, mas nunca tímida, MINIMOD renuncia o protagonismo para explorar essa nova primitiva experiência entre homem e paisagem: um convite a habitar a fronteira entre natureza e artifício. A Fazenda Catuçaba se localiza no leste do estado de São Paulo, Brasil, no coração de uma cadeia de montanhas da Serra do Mar. Paisagens onduladas e de vegetação intensa. Vistas cativantes que nos convidam a serem exploradas. 

MINIMOD Catuçaba  / MAPA - Imagem 3 de 18
© Leonardo Finotti

O MINIMOD pretende ser uma alternativa à construção tradicional, incorporando todas as vantagens com que a indústria nos traz: maior precisão, maior rapidez, menor quantidade de resíduos e, sobretudo, uma maior responsabilidade ambiental. As MINIMOD se distanciam da sede da fazenda, a qual se organiza em torno de um antigo casarão que serviu para a produção de café na época colonial, em busca de terrenos perfeitos para serem implantadas. No topo de um morro, na margem de uma pequena lagoa, próximo a um córrego ou no fundo de um vale; cada uma se adapta às novas paisagens para potencializá-las. 

MINIMOD Catuçaba  / MAPA - Imagem 5 de 18
© Leonardo Finotti
Planta
MINIMOD Catuçaba  / MAPA - Imagem 7 de 18
© Leonardo Finotti

Sua tecnologia CLT (Cross-Laminated Timber) consiste em um sistema industrializado, durável e sustentável de painéis maciços de madeira reflorestada tratada. O MINIMOD não é um projeto acabado, podem ser criados tantos quanto sejamos capazes de imaginar. Baseado numa lógica sistêmica de módulos combináveis, o sistema permite a eleição e composição dos módulos que melhor se adaptem a cada nova paisagem e usuário, assim como oferece a opção de escolher acabamentos e equipamentos. As possibilidades são infinitas! 

MINIMOD Catuçaba  / MAPA - Imagem 4 de 18
© Fazenda Catuçaba | E. Rengade
Planta
MINIMOD Catuçaba  / MAPA - Imagem 8 de 18
© Leonardo Finotti

Combinam-se, assim, a eficiência do produto industrializado, a sustentabilidade das novas tecnologias e a sensibilidade do material natural por excelência. Um dispositivo Plug & Play é aquele que recebemos pronto para conectar e usar sem complicações. Como tal, os passos necessários para instalar e desfrutar a sua MINIMOD devem ser simples e rápidos. Da fábrica à paisagem.

MINIMOD Catuçaba  / MAPA - Imagem 2 de 18
© Leonardo Finotti

Nota: Este projeto foi publicado originalmente em 29 de dezembro de 2016

MINIMOD Catuçaba  / MAPA - Imagem 13 de 18
© Leonardo Finotti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "MINIMOD Catuçaba / MAPA" [MINIMOD Catuçaba / MAPA] 22 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/802165/minimod-catucaba-mapa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.