Dez coisas que você não sabia sobre o mestre modernista Pierre Chareau

Conhecido por sua colaboração na lendária Maison de Verre, o arquiteto e designer de interiores francês Pierre Chareau é um célebre artista citado por Richard Rogers e Jean Nouvel como uma grande influência em suas obras.

Concluída em 1932, Maison de Verre - ou "Casa de Vidro" - se tornou um grande exemplo da arquitetura moderna, apesar do fato de poucas pessoas realmente terem visto este tesouro escondido, localizado na Rive Gauche de Paris.

Embora seu trabalho esteja atualmente em alta cota, Chareau teve uma carreira tumultuada, com grandes variações entre sucessos e fracassos.

Com base em um artigo de destaque Cultive Magazine sobre o designer, compilamos uma lista de fatos sobre a vida e obra de Chareau que mostram a montanha-russa que foi seu percurso.

Leia, a seguir, as 10 coisas que você não sabia sobre Pierre Chareau.

1. Chareau reprovou em seus exames de admissão na École des Beaux-Arts em Paris.

2. Após ter reprovado, Chareau conseguiu um emprego em um fabricante de móveis britânico com sede em Paris e, de aprendiz, passou a chefe de design.

© Wikimedia user: Subrealistsandu

3. Em meados dos anos 1920, Chareau abriu duas lojas em Paris, uma que vendia almofadas e objetos, e outra que vendia móveis e artefatos para iluminação.

4. Anos antes de ser contratado para construir a Maison de Verre para o Dr. Jean Dalsace, Chareau projetou para ele um estúdio e quarto.

© Wikimedia user: Subrealistsandu

5. Em colaboração com o arquiteto modernista Robert Mallet-Stevens, Chareau desenvolveu mobiliário para três filmes franceses do diretor Marcel L'Herbier.

6. Chareau também se dedicou ao teatro, projetando cenários para a produção de Edmond Fleg de Merchant de Paris na Comédie Française em 1929.

7. Juntamente com sua esposa, Dollie, Chareau organizou salões para celebrados artistas, escritores e músicos de seu tempo.

8. Uma vez concluída, a Maison de Verre de Chareau recebeu eventos com a participação de Max Ernst, Joan Miró, Louis Aragão, Paul Éluard, André Breton, entre outros.

© Wikimedia user: Subrealistsandu

9. Após migrar para Nova York a partir de Paris, Chareau projetou a Casa Motherwell em 1946. A má divulgação do projeto ocasionou um declínio no trabalho para o designer, então ele começou a ganhar dinheiro dando aulas de cozinha para americanos abastados e vendendo obras de arte de sua coleção pessoal .

10. Na década de 1950, Chareau tentou expor seu trabalho no MoMA, mas foi rejeitado pelo diretor de arquitetura do museu, Philip Johnson.

© Wikimedia user: Subrealistsandu

Uma exposição sobre Chareau, projetada por Diller Scofidio + Renfro, estará em exibição no Museu Judaico em Nova York até 26 de março de 2017.

Saiba mais sobre Chareau no artigo publicado pela Cultured Magazine, aqui.

Via Cultured Magazine.

Publicado originalmente em 16 de dezembro de 2016. Atualizado em 06 de janeiro de 2020. 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Santos, Sabrina. "Dez coisas que você não sabia sobre o mestre modernista Pierre Chareau" [10 Things You Didn't Know About Modern Icon Pierre Chareau] 07 Jan 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/802081/dez-coisas-que-voce-nao-sabia-sobre-o-mestre-modernista-pierre-chareau> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.