Casa 2xm / TDA

Casa 2xm / TDA - Mais Imagens+ 22

  • Colaboradores: Magali Ibarrola, Luis Landivar, Miguel Duarte (p), Enrique Granada
  • Autores Do Projeto: Miguel Duarte, Larissa Rojas
  • Cidade: Lambare
  • País: Paraguai
Mais informaçõesMenos informações
© Federico Cairoli

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma mãe idosa decide construir duas casas compactas junto com sua filha, em momento recente da viuvez, abrindo mão da casa de grande porte em que a família viveu.

Planta de Localização

Este trabalho reflete sobre o compacto. Isto é definido pela razão entre o espaço útil de edifício e o espaço ocupado pela superfície. 

© Federico Cairoli

"Tipicamente a quantidade de metros quadrados garante posição social; quanto mais metros quadrados construídos, mais socialmente aceitos somos," ela comentou. 

Planta 1
Planta 2

O tempo passa veloz. Os filhos saem de casa construindo novos lares e a casa se torna um museu, escuro e silencioso.

© Federico Cairoli

Temendo o abandono e sobretudo o esquecimento, esta proposta restabelece a coexistência baseada na praticidade mas especialmente constituindo um novo conceito de uso compacto do espaço. 

© Federico Cairoli

Atendendo os requerimentos funcionais e sobretudo a qualificação espacial antes da quantificação de m².

© Federico Cairoli

Se define assim uma estrutura portante no concreto armado (eleito por sua eficiência e baixo custo de manutenção, solicitados pelos usuários futuros) que otimiza a ocupação dando ênfase ao vazio.

Uma viga superior de 25 m. de longitude, 2 pilares localizados em uma relação 1-5. Uma parede lateral.

© Federico Cairoli

Esta estrutura básica e combinada constrói três blocos habitacionais e 2 pátios intermediários. Duas casas sobrepostas de 4 m de largura e 25 m de profundidade em um terreno de 12x30 m.

O bloco frontal é suspenso 7 m, gerando as garagens do térreo. O bloco central (totalmente suspenso) abriga os ambientes sociais e a cozinha. O bloco posterior abriga a suíte da mãe, também em balanço. No pavimento superior, a casa da filha com 3 dormitórios na suíte e na sala de estar privada. 

© Federico Cairoli

Todos os blocos possuem luz intermediária e pátios de ventilação. A casa que ocupa uma área mínima de terra, dando a possibilidade de desfrutar o jardim. A imagem exterior resulta da busca pelo espaço interior. Abstração estrutural e dignidade, rica espacialidade, luz controlada e escala humana.

© Federico Cairoli

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa 2xm / TDA" [2xm / TDA
] 23 Dez 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/801679/casa-2xm-tda> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.