Estudantes criam releitura de oca indígena através de parametrização

Alunos do quarto período de arquitetura e urbanismo da Unicap desenvolveram uma releitura de oca indígena através de parametrização para a 14ª Semana de Integração da Unicap, que ocorreu no final de outubro. O projeto, intitulado Pavilhão O.C.A (Oca Contemporânea Arquitetônica), foi desenvolvido juntamente com a a BI/OS, empresa de arquitetura e designer, que orientou os estudantes.

Estudantes criam releitura de oca indígena através de parametrização - Mais Imagens+ 4

A intenção foi apresentar uma releitura contemporânea com características regionais, utilizando artifícios como redes, abajus, esteiras e a própria forma, criando um local de lazer, descanso e contemplação. “A ideia é criar sinergia entre as pessoas que trabalham na Universidade e a comunidade. Este ano, dentro da Semana de Integração, incorporamos a 1ª Semana de Estudos Amazônicos porque a gente sabe que essa região é importante para nós. Todo mundo fala que essa região é o futuro da humanidade, mas nós conhecemos muito pouco sobre ela. E, você só se apaixonada por aquilo que você conhece e que tem uma relação. Então, nossa ideia foi trazer um grupo de moradores, povos indígenas, os ribeirinhos, pessoas que trabalham com agricultura alternativa e pesquisadores, intelectuais que estão nos centros universitários tentando conhecer esta região e gostam dessa região, ter elementos para encantar os alunos que queiram trabalhar lá, conviver lá e, também, construir uma forma de vida que seja menos destrutiva, uma vida que seja menos consumista, uma vida que ajude a gente a avançar, crescer e, a gente não se perder nessa casa comum que é o planeta terra”, explanou o Padre Clovis Cabral, coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Unicap.

© Bi/OS
© Bi/OS

O projeto, que teve como objetivo a releitura de uma oca, contou com a participação dos arquitetos Isaac Filho e Paulo Carvalho, da BIOS, e, de 15 alunos do quarto período da universidade.

© Bi/OS

Via Unicap

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Estudantes criam releitura de oca indígena através de parametrização" 18 Dez 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/801662/estudantes-criam-releitura-de-oca-indigena-atraves-de-parametrizacao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.