Dicas para melhorar suas habilidades no SketchUp

O SketchUp é, atualmente, um dos softwares de modelagem 3D mais usados em todo o mundo. Isso se deve, em parte, por sua interface mais amigável, se comparado a outros programas CAD, e por ser intuitivo, o que facilita o aprofundamento na ferramenta. No entanto, apesar de muito popular, muitos dos usuários simplesmente não conhecem todo potencial do software, utilizando apenas parte de suas capacidades.

Pensando nisso, Gabriel Chahoud, da Chahoud Renders, compartilhou uma série de vídeos tutoriais em seu canal no Youtube onde apresenta dicas e aprofunda em algumas ferramentas do software. Assista, a seguir, aos vídeos e leia uma breve descrição escrita por Chahoud de cada um dos tópicos abordados nos vídeos.

Como criar e utilizar atalhos: O Vídeo trata sobre como criar e utilizar atalhos no software SketchUp. Apesar de ser uma prática simples tem um impacto muito grande, deixando o trabalho muito mais leve e fluido no dia a dia. (vídeo mostrado acima)

Como movimentar e rotacionar objetos sem sair do eixo: O vídeo aborda sobre como fazer com que a movimentação e rotação de objetos no SketchUp seja rápida e precisa, garantindo, por exemplo, que um objeto fique perfeitamente alinhado ao outro, ou também que um objeto seja rotacionado apenas no eixo que você quiser.

Informações de entidade: Com a opção "Informações do Entidade" consegue-se alterar várias propriedades de uma geometria, desde o Layer ao qual ela está ligada, até mesmo a informações físicas como deixar um círculo com aspecto mais "perfeito", e também modelagem de alguns objetos como mesas, garrgas, etc., e é isso que abordamos nesse vídeo.

Push/pull & offset sucessivos: Muitas vezes precisamos utilizar as ferramentas Push/Pull e/ou Offset sucessivas vezes, e fazer isso "manualmente" causa uma perda de energia e tempo desnecessária. Com apenas 2 cliques resolveremos esse problema.

Grupos & componentes: Trabalhar com Grupos e Componentes no SketchUp permite um trabalho de modo muito mais limpo e correto. Com os objetos isolados, evita-se que um objeto gere problemas nas faces de um outro. Além disso, otimiza-se muito o arquivo, tendo em vista que temos a possibilidade de ocultar todos os demais objetos na cena ao entrar na edição de um grupo ou componente. Temos também o importantíssimo fator de que, como componente, por mais se copie um determinado objeto, o SketchUp lerá contará no peso do arquivo, apenas o original.

Cópias sucessivas em eixo, arco e círculo: Neste vídeo abordaremos sobre como fazer várias cópias de maneira extremamente rápida e precisa. Essa técnica é muito útil em casos como, por exemplo, distribuir vários arbustos em um jardim, degraus de uma escada ou até mesmo para distribuir várias cadeiras em um grande auditório.

Purge unused: Você sabia que mesmo deletando um arquivo mesmo ao deletar um objeto da cena ele ainda continua contando e pesando no seu arquivo? Para deletar completamente um ou mais elementos do SketchUp é preciso utilizar a opção "Purge Unused". Utilizando-a, os arquivos deletados são apagados em definitivo e o arquivo pode fica ficar várias vezes mais leve. Existem também plugins, como o Purge All, que fazem essa mesma função, como explicado no vídeo.

Texturização avançada: A texturização padrão do SketchUp nem sempre dá conta do recado. Quando nos deparamos com faces que não sejam completamente retas, como por exemplo, um terreno ou uma cortina, a textura fica completamente desajustada. Para isso temos a opção de texturização avançada: "Texturização Projetada".

Layers: Nem sempre quando estamos trabalhando em um projeto no SketchUp, todos os modelos que inserimos na cena tem que estar, necessariamente visíveis. Quando estamos editando uma parede, por exemplo, não há necessidade de que um vasto gramado fique aparente, fazendo travar a tela do SketchUp a cada rotacionada. Para isso, o SketchUp nos traz a opção de trabalhar com Layers (Camadas), que nos permite trabalhar classificando cada objeto dentro de uma determinada respectiva classe. Sendo assim, podemos ocultar e reexibir apenas as classe de objetos que nos são necessárias naquele momento, evitando travamentos e lentidão desnecessária.

Gerenciamento de estilos: Os projetos que fazemos no SketchUp são compostos por faces, linhas e texturas. E quanto mais dessas informações estiverem visíveis na tela durante o trabalho, mais o SketchUp fica lento e propenso a travamentos. Gerenciando os estilos podemos escolher apenas o que queremos que fique visível naquele momento. Por exemplo, quando se está editando a modelagem de uma escada, não se tem necessidade de que as texturas fiquem aparentes. Através desse gerenciamento, conseguimos deixar a "viewport" (tela) do SketchUp o mais leve possível.

Ferramenta follow me: A ferramenta "Follow Me" é uma das mais poderosas ferramentas nativas do SketchUp. Através de um "perfil" e de um "caminho", conseguimos modelar em segundos elementos como, ruas, molduras de gesso, rodapés e até mesmo objetos ainda mais complexos como vasos decorativos ou panelas.

Plugin Round Corner: Um leve arredondado na borda de uma parede ou de uma mesa pode e vai fazer toda diferença no resultado final do seu render. Com o Plugin Round Corner, conseguimos fazer esse acabamento com perfeição, em questão de segundos.

Plugin Solar North: Já precisou rotacionar todo um projeto para que o sol batesse no local desejado? Pois é, com o Plugin Solar North, em questão de segundos, podemos rotacionar a posição do sol para o local que quisermos. Isso pode ser feito tanto manualmente, como através do valor exato do ângulo de rotação.

Plugin Floor Generator: Já imaginou modelar pastilhas, pisos, decks de madeira e até mesmo revestimentos 3D, com poucos cliques, e em um tempo incrivelmente rápido? Com o Floor Generator, aprenderemos a fazer isso e muito mais!

Plugin CleanUp: Muitos de nós começamos a aprender o SketchUp sozinhos e, por isso, acabamos aprendendo a fazer várias coisas de maneiras que não são as corretas. O resultado disso é que muitos projetos que fazemos e modelos que importamos nos nossos arquivos, estão repletos de linhas indesejáveis, faces sobrepostas, entre outros problemas mais, que só fazem pesar nos arquivos do SketchUp. Utilizando o Plugin Clean Up, conseguimos deixar o arquivo limpo, livre desses problemas e muito mais leve para trabalhar!

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Dicas para melhorar suas habilidades no SketchUp" 16 Dez 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/801649/dicas-para-melhorar-suas-habilidades-no-sktechup> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.