Residência GAF / Jacobsen Arquitetura

Residência GAF / Jacobsen Arquitetura - Imagem 2 de 22Residência GAF / Jacobsen Arquitetura - Imagem 3 de 22Residência GAF / Jacobsen Arquitetura - Imagem 4 de 22Residência GAF / Jacobsen Arquitetura - Imagem 5 de 22Residência GAF / Jacobsen Arquitetura - Mais Imagens+ 17

São Paulo, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1660
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Lightworks, Oficina de Marcenaria, PYTHON ENGENHARIA, Snaldi, Vision Sec
  • Project Team: Paulo Jacobsen, Bernardo Jacobsen, Edgar Murata, Marcelo Vessoni, Jaime Cunha Jr., Christian Rojas, Henrique Vetro, Maya Leal.
  • Paisagismo: Bonsai Paisagismo
  • Iluminação: Maneco Quinderé
  • Instalações Elétricas E Hidráulicas: Grau Engenharia
  • Ar Condicionado: Grau Engenharia
  • Estrutura: Leão & Associados
  • Construção: Alle Engenharia
  • Automação: Roberto Molnar.
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Residência GAF / Jacobsen Arquitetura - Imagem 5 de 22

Descrição enviada pela equipe de projeto. Trabalhamos com o limite máximo de ocupação e de construção do lote na concepção da residência para um casal e seus 3 filhos em São Paulo.

Residência GAF / Jacobsen Arquitetura - Imagem 13 de 22

O projeto, no formato em L, foi implantado nos limites frontais e de uma das laterais do terreno. Assim, ao mesmo tempo em que criamos uma proteção física e visual para rua, liberamos o máximo de espaço para o jardim com total privacidade na face de maior insolação. A forma quadrada da piscina procura representar formalmente a importância dessa área livre, que funciona como núcleo espacial da casa e de todas as atividades da família.

Residência GAF / Jacobsen Arquitetura - Imagem 7 de 22
Residência GAF / Jacobsen Arquitetura - Imagem 18 de 22
Planta - Tèrreo
Residência GAF / Jacobsen Arquitetura - Imagem 9 de 22

O programa demandado pelos clientes foi locado a partir de uma clara setorização: garagem e serviço no subsolo; estar, jantar, cozinha e varandas no andar térreo e por fim dormitórios, sala íntima e escritório no pavimento superior.

Residência GAF / Jacobsen Arquitetura - Imagem 12 de 22

O pavimento térreo foi caracterizado pela abertura para o jardim e a transparência que lhe confere o caráter de pilotis. O acesso da rua possui pérgola coberta para a porta de entrada que funciona também como porte-cochère para os carros que se dirigem a garagem. Neste local, os pavimentos térreo e superior se deslocam para evitar uma fachada de dois andares voltada para a rua.

Residência GAF / Jacobsen Arquitetura - Imagem 2 de 22

O pavimento superior foi todo envelopado por uma pele de madeira constituída de painéis móveis e fixos estruturados por quadros metálicos. O desenvolvido desse elemento demandou diversos protótipos e sistemas especiais de aberturas. Além de conferir proteção visual e permitir a entrada de luz e ventilação natural os painéis de madeira transferem uma identidade exclusiva para fachada do projeto.

Residência GAF / Jacobsen Arquitetura - Imagem 3 de 22

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência GAF / Jacobsen Arquitetura" [GAF House / Jacobsen Arquitetura] 15 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/801627/residencia-gaf-jacobsen-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.