Conheça os interiores do novo Museu de Design de Londres

Este mês, o Museu de Design de Londres inaugurará oficialmente sua nova sede em Kensington High Street. O projeto, realizado através de uma colaboração do OMA com o escritório londrino Allies & Morrison, interferiu sensivelmente em um monumento tombado, transformando seus interiores em galerias contemporâneas. Para John Pawson -- que foi encarregado de criar "uma série de espaços calmos e atmosféricos" organizados em torno de um grande átrio -- o projeto é sua primeira grande obra pública.

Conheça os interiores do novo Museu de Design de Londres - Mais Imagens+ 12

© Gareth Gardner

Segundo a própria narrativa espacial do Museu do Design, "os visitantes se encontrarão em num átrio central com vistas impressionantes para uma cobertura hiperbólica". Aqui galerias, espaços de aprendizagem, um café, um espaço para eventos e uma loja estão dispostos como uma "mina a céu aberto" embaixo da icônica cobertura de concreto.

© Gareth Gardner

Duas galerias receberão até sete exposições temporárias por ano. De acordo com o museu, um "porão de pé-direito duplo também possui uma loja dedicada à coleção do museu com uma janela de vidro, permitindo aos visitantes um vislumbre por trás das obras não expostas. Além disso, um auditório de 200 lugares "permitirá que o museu  expanda sua programação para palestras e conversas noturnas".

© Gareth Gardner

"O chão de pavimento italiano é usado em todo o porão e térreo, fazendo a transição para o piso de madeira e painéis de carvalho que revestem as paredes nos pavimentos superiores. Um elemento importante do vocabulário Pawson, um banco de madeira com iluminação escondida ocupa todo um lado do mezanino Weston. O banco fica em frente a uma série de painéis de mármore conservados do edifício original".

Croqui (John Pawson)
Planta do porão inferior
Planta do porão superior
Planta do térreo
Planta do primeiro pavimento
Planta do mezanino
Planta do segundo pavimento
Croqui (John Pawson)
Corte B
Corte A

Há 'momentos' no edifício que me agradam cada vez que eu passo, mas eu acho que é realmente a maneira como tudo se junta - o novo e o velho - que me agrada mais. Espero que o Museu do Design mostre às pessoas que você não tem que derrubar e começar do zero para fazer novos espaços culturais.

© Gareth Gardner
Sobre este autor
Cita: AD Editorial Team. "Conheça os interiores do novo Museu de Design de Londres" [Study John Pawson's Interiors of the New London Design Museum] 16 Dez 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/801400/conheca-os-interiores-do-novo-museu-de-design-de-londres> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.