Chamada pública reconhecerá projetos que se inspiram na Nova Agenda Urbana

Reconhecimento busca difundir experiências de sucesso e inspirar outras organizações da América Latina e o Caribe a abraçarem as orientações deste pacto global. Adotada em outubro de 2016, a Nova Agenda Urbana define os passos para garantir a urbanização sustentável nos próximos 20 anos.

Repensar como planejamos, administramos e vivemos nas cidades é o princípio da Nova Agenda Urbana, adotada em outubro por líderes mundiais em Quito, Equador. Com o intuito de encontrar experiências que promovam as diretivas deste novo pacto global, o Programa das Nações Unidas para os Assentamos Humanos (ONU-Habitat) lançou em novembro uma chamada pública intitulada Práticas Inspiradoras da Nova Agenda Urbana, convidando municípios, organizações, entidades e cidadãos da América Latina e o Caribe a destacarem suas intervenções urbanas de sucesso.

A Nova Agenda Urbana busca provocar uma guinada no atual modelo de urbanização. Com mais de 50% da população mundial vivendo em centros urbanos, o crescimento vertiginoso e descontrolado das cidades não é só perigoso como também insustentável. Neste contexto, a Chamada Pública se propõe a reconhecer práticas institucionais de sucesso que ecoem as orientações definidas no pacto global.

Contando com o apoio do Ministério de Fomento da Espanha, Federação Latino-americana de Cidades, Municipios y Associações (Flacma), a rede Mercociudades, o Foro Iberoamericano y del Caribe sobre Buenas Prácticas.e outras organizações parceiras, este reconhecimento confere às práticas finalistas um certificado em competência, participação social e criatividade urbana. A seleção como um todo, no entanto, possibilita mapear projetos inovadores na região da América Latina e o Caribe e seu progresso positivo na adoção da agenda. Além da visibilidade, compreender a dimensão desse avanço facilita a disseminação de novas técnicas, conhecimento e metodologias em desenvolvimento urbano sustentável.

Reconhecimento internacional

Organizações, entidades, governos e cidadãos, com apoio de organizações, envolvidos nesta problemática podem inscrever-se até 16 de dezembro de 2016 por meio do questionário. Quatro projetos serão selecionados por um Comitê Técnico e transformados em estudos de caso para ampla difusão através dos canais de comunicação de ONU-Habitat e instituições parceiras. A ideia é promover essas práticas como referências mundiais e demonstrar que a execução da Nova Agenda Urbana é viável e positiva.

Representantes das quatro iniciativas vencedoras participarão de um evento internacional onde terão a oportunidade de difundir a metodologia, benefícios e lições aprendidas. O encontro proporcionará ainda uma oportunidade de intercâmbio de conhecimento e de estudo para municípios, organizações, entidades e cidadãos sobre possibilidades de reprodução dessas intervenções, adaptadas ao seu contexto atual.   

Outros detalhes desta Chamada Pública e a Nova Agenda Urbana se encontram em:

http://es.unhabitat.org/convocatoria-publica-busca-identificar-proyectos-que-se-inspiran-en-la-nueva-agenda-urbana/

Sobre este autor
Cita: ONU-Habitat. "Chamada pública reconhecerá projetos que se inspiram na Nova Agenda Urbana" 13 Dez 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/801386/chamada-publica-reconhecera-projetos-que-se-inspiram-na-nova-agenda-urbana> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.