Capela em Valleaceron / Sancho Madridejos

Almadén, Espanha
  • Arquitetos Responsáveis: Sol Madridejos, Juan Carlos Sancho
  • Arquiteto Técnico: Martín Pozuelo
  • Diretor Do Projeto: Luis Renedo
  • Colaboradores: Luis Renedo, Juan A. Garrido, Emilio Gómez Ramos, Patricia Planell, Marta Toral, Andrey García, Javier Moreno
  • Cidade: Almadén
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Capela em Valleaceron / Sancho Madridejos  - Imagem 5 de 14
Cortesia de Juan Carlos Sancho

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto, com suas quatro peças principais - moradia, capela, pavilhão de caça e moradia do caseiro - se situa no alto da ladeira Norte, em uma pequena colina que domina diferentes limites da paisagem: o lugar, os vales e o horizonte difuso. As peças desejam mostrar o lugar, com o estabelecimento de novas relações, novos episódios no percurso e na visão, através do que se oculta e o que se ressalta. Elas estão dispostas de tal forma que debatem entre uma dupla vertente paradoxa: a de completar o lugar em relação conjunta a ele ou a de ser independente como objetos móveis, com escalas diferentes ou contraditórios entre si. Assim, além desta estreita vinculação entre paisagem, objetos, percurso e visão, cada peça se expressa com diferente protagonismo, desde o mais simbólico ao mais silencioso ou privado. O vínculo que unirá tudo será o conceito de dobradura: a dobradura como geradora oculta dos diferentes objetos, dos diferentes espaços.

Capela em Valleaceron / Sancho Madridejos  - Imagem 7 de 14
Croqui

A peça da Capela se desenvolve por meio de estudos e manipulação de uma "caixa-dobradura" tensionada em pontos focais. 

A obra está situada no alto de uma pequena montanha, convertendo-se no ponto de referência na paisagem que é apreendida desde o acesso ao terreno - a uma cota mais baixa e a dois quilômetros de distância - mostrando distintas visões de todo o percurso. Ao chegar a área residencial, rodeia-se a capela, fazendo com que esta peça se torne o percurso de acesso. A capela é orientada com um leve deslocamento, segundo o eixo oeste-leste. A entrada é feita em ascensão através da fachada oeste, até chegar, já interiormente, ao ponto focal, em frontalidade não simétrica.

Capela em Valleaceron / Sancho Madridejos  - Imagem 2 de 14
Cortesia de Juan Carlos Sancho

Neste intervalo de percurso, a escala variável da dobradura faz com que o volume, mesmo compacto em certo momento, se rompa oferecendo uma sucessão de espaços - fechado-compacto, aberto-fragmentado, em constante mudança de tempos.

Capela em Valleaceron / Sancho Madridejos  - Imagem 14 de 14
Diagrama

A capela foi pensada nua, sem luz artificial, como um lugar onde a relação espacial exterior-interior determina sua atenção, seu sentido: somente uma cruz e uma imagem no ponto focal reforçam os aspectos simbólicos do projeto.

Capela em Valleaceron / Sancho Madridejos  - Imagem 4 de 14
Cortesia de Juan Carlos Sancho

Ao projetar uma dobradura na caixa - na "boîte" lecorbusiana - surge um único material: concreto dourado, capaz de capturar todas as nuances exigidas ao volume: desde absorver a luz direta que se apresenta como um plano a mais na composição do espaço, até transmitir o aroma instável e colorido do amanhecer. 

Capela em Valleaceron / Sancho Madridejos  - Imagem 6 de 14
Modelo

A luz representa assim um segundo material da capela: um material que se contrapõe ao concreto por ser frágil, mutante e instável, que domina ou se desvanece. 

Nota: Este projeto foi publicado originalmente em 16 de dezembro de 2016

Capela em Valleaceron / Sancho Madridejos  - Imagem 3 de 14
Cortesia de Juan Carlos Sancho

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:13400 Almadén, Cdad. Real, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Capela em Valleaceron / Sancho Madridejos " [Chapel in Valleaceron / Sancho Madridejos ] 14 Dez 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/801142/capela-em-valleaceron-sancho-madrilejos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.