Esta semana, o Museu de Ciência de Londres abrirá a Winton Gallery, um novo espaço dedicado ao estudo e exploração da matemática, projetado por Zaha Hadid Architects. Embora esta seja a primeira exposição pública permanente concebida pelo escritório, ela é também o primeiro projeto de ZHA no Reino Unido desde o falecimento de Haddid em março deste ano.

Inspirado nas aeronaves Handley Page, o projeto do espaço foi concebido através da observação de equações de fluxo de ar utilizadas na indústria da aviação. O layout e as linhas da galeria, portanto, representam o movimento do ar em torno deste histórico avião em voo - uma metáfora que se estende desde o posicionamento das vitrines e bancos até às superfícies curvas da estrutura.

© Luke Hayes

Posicionado no centro da galeria está o avião Handley Page 'Gugnunc', construído em 1929 para uma competição para construir uma aeronave que pudesse operar com segurança. De acordo com o Museu da Ciência, "pesquisas de ponta em aerodinâmica influenciaram o desenho das asas deste avião experimental, ajudando a mudar a opinião pública sobre a segurança do voo e garantir o futuro da indústria da aviação". A aeronave representa, assim, o tema da galeria, ilustrando como a prática da matemática tem ajudado a resolver problemas do mundo real e, neste caso, abriu caminho para os voos comerciais de hoje em dia.

Cortesia de Zaha Hadid Architects

Crescendo no Iraque, a matemática era uma parte cotidiana da vida. Brincávamos com problemas de matemática da mesma forma como desenhávamos com caneta e papel - matemática era como desenhar.

Cortesia de Zaha Hadid Architects

De acordo com os arquitetos, "nosso projeto para a Galeria responde à ambição de David Rooney e sua equipe de apresentar a matemática não como um conceito acadêmico, mas como uma prática que influencia a tecnologia e permite que o ambiente em torno de nós seja transformado. As ferramentas sempre desempenharam um papel central na evolução da compreensão humana da natureza e do mundo construído: por exemplo, os métodos de Sir Isaac Newton para derivar as leis da gravitação, a extensão de Poincaré das geometrias cartesianas ao sistema planetário e o uso que fez Lord Kelvin da técnica matemática de ajuste de curvas para prever as marés".

© Luke Hayes