"Terramotourism": um documentário sobre o processo de gentrificação do centro de Lisboa

O coletivo Left Hand Rotation lançou recentemente o documentário "Terramotourism" sobre o processo de gentrificação e "turistificação" do centro de Lisboa. Segundo o grupo, o filme é "um retrato subjetivo de uma cidade e sua transformação durante os últimos 6 anos."

Left Hand Rotation sobre o documentário:

Em 1 de novembro de 1755, um terremoto destruiu a cidade de Lisboa. Seu impacto foi tal que deslocou o homem do centro da criação. Suas ruínas legitimaram o despotismo ilustrado. Lisboa hoje treme de novo, sacudida por um sismo turístico que transforma a cidade em velocidade de cruzeiro. Seu impacto desloca o habitante do centro da cidade. Que novos absolutismos encontrarão aqui seu álibi?

Ao passo que o direito à cidade é derrubado, afogado pelo discurso da identidade e do autêntico, a cidade range anunciando o colapso e a urgência de uma nova forma de olharmos, de reagirmos a uma transformação, desta vez previsível, que a desesperança do capitalismo finge inevitável. 

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. ""Terramotourism": um documentário sobre o processo de gentrificação do centro de Lisboa" 09 Dez 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/800929/terramotourism-um-documentario-sobre-o-processo-de-gentrificacao-do-centro-de-lisboa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.