Canadá terá caminho de 24 mil quilômetros livre de automóveis

Em todo o mundo existem vários projetos de infraestrutura cicloviária que buscam melhorar a qualidade dos trajetos em duas rodas. 

Estas iniciativas estão sendo desenvolvidas em diferentes escalas. Por exemplo, em Munique estão avaliando a possibilidade de conectar a região metropolitana com 24 rotas cicloviárias, na Coreia do Sul, duas cidades se conectam através de uma ciclovia de 32 quilômetros coberta com teto solar, e na Europa há o projeto EuroVelo que até 2020 conectará 43 países.

Estas iniciativas, no entanto, compartilham alguns funamentos: todas buscam garantir maior segurança aos pedestres e ciclistas, fomentar o uso de meios de transporte sustentáveis, ajudar a diminuir a contaminação, proteger o patrimônio ambiental e melhorar a qualidade de vida dos habitantes, entre outros. 

Um projeto que segue esta visão e que segundo as estimativas poderia ser inaugurado em 2017 é The Great Trai. Trata-se de uma pista livre de automóveis de 24 mil quilômetros de extensão, aberta ao público para caminhada, passeios de bicicleta e contemplação da natureza.

Embora seja difícil visualizar a dimensão geral do projeto, o mapa a seguir mostra que grande parte do território canadense seria percorrida por esta via. Com efeito, segundo a organização sem fins lucrativos Trans Canada Trail, que busca concretizar o projeto desde 1992, "quatro a cada cinco canadenses vivem a menos de 30 minutos desta via."

Esta ONG, apesar de não estar a cargo da gestão do projeto, fez com que a comunidade se interessasse pelo projeto. Organizações locais e órgãos municipais e nacionais serão responsáveis pela construção de cada trecho. 

O financiamento do projeto também viria de diferentes fontes, entre estas os próprios cidadãos, fundações, corporações e organismos públicos. 

Atualmente, o projeto está habilitado em 87% de sua extensão, que equivale a 20.700 quilômetros em 13 diferentes províncias e territórios. A conclusão do The Great Trail está prevista para 2017, 25 anos após o início do projeto e marcando os 150 anos da Confederação Canadense. 

Em comemoração a esta data festiva, o governo canadense resolveu contribuir com 50 centavos de dólar para cada dólar doado por um cidadão. 

O projeto busca promover diferentes modos de transporte sustentável e integrar grande parte do território nacional. 

Mais informações na página oficial do projeto.

Sobre este autor
Cita: Gaete, Constanza Martínez. "Canadá terá caminho de 24 mil quilômetros livre de automóveis" [Canadá tendrá una ruta libre de autos de 24 mil kilómetros] 09 Dez 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/800925/canada-tera-caminho-de-24-mil-quilometros-livre-de-automoveis> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.