Trienal de Arquitectura de Lisboa: Umwelt em Conferência

Vencedores do Prémio Début 2016 vêm a Lisboa receber a distinção e apresentar o seu trabalho em conferência gratuita
- Ocasião marca a assinatura de protocolo entre a Trienal de Lisboa e Fundação Millennium bcp para edição de 2019.

A Trienal de Arquitectura de Lisboa e a têm o prazer de convidar para a cerimónia de entrega do Prémio Début 2016 aos UMWELT. A dupla de arquitectos chilenos vem a Lisboa receber a distinção e apresentar o seu trabalho numa conferência que terá lugar, na próxima quarta-feira, no Jardim de Inverno do São Luiz Teatro Municipal. Com entrada gratuita, esta conferência marca o arranque do 3.º e último momento alto de The Form of Form que termina já no próximo dia 12 de Dezembro.

André Tavares, Curador-Geral e membro do júri, referiu “O portfólio de trabalhos já realizados por esta dupla promissora combina obras já construídas com trabalhos de investigação muito relevantes. Não só se encontram laços entre o seu olhar crítico sobre a paisagem e o território, mas também existe uma forte ligação entre o pensamento conceptual e as estratégias de materialização das suas obras, em que o pensamento e o rigor da construção impulsiona a renovação do imaginário formal da arquitectura.” 

Fundado em 2011 por Ignacio Garcia Partarrieu e Arturo Scheidegger, os UMWELT são um atelier de prática e pesquisa de arquitectura e desenho territorial sediado no Chile. Ambos com formação na Universidade Católica daquele país, têm apresentado projectos nos principais eventos de arquitectura como as Bienais de Shenzhen e Hong Kong, Veneza, Santiago assim como na Storefront for Art and Architecture em Nova Iorque. Recentemente, foram também nomeados para o Prémios Iakov Chernikhov (2015) e Emerging MCHAP (2016). Actualmente em exposição no espaço da Liga DF, instituição participante de Efeito Instituto em 2013 com a instalação, La casa de las Máquinas.

A ocasião será ainda marcada pela assinatura pública do protocolo entre a Trienal de Arquitectura de Lisboa e a Fundação Millennium bcp para 2019, documento que reafirma a última como mecenas exclusivo dos três prémios de mais uma edição do grande fórum que colocam Lisboa como palco da Arquitectura mundial.

Para a Trienal de Arquitectura de Lisboa, enquanto organização privada sem fins lucrativos, a renovação da parceria que existe desde a sua 1ª edição (2007) é da máxima relevância. Esta continuidade é sinónimo de um forte reforço da cooperação essencial para o desenvolvimento da sua actividade, constituindo por isso um motivo de grande satisfação. A assinatura do protocolo permite desde já iniciar os preparativos da Trienal de Lisboa 2019, o que permite assegurar a máxima qualidade da sua programação. É também a prova de que a Fundação Millennium bcp continua comprometida em reconhecer o valor da Arquitectura na vida quotidiana dos cidadãos, tratando-a como uma componente fundamental de construção da cidadania e de enriquecimento da vida colectiva.

Sobre a Fundação Millennium bcp Instituída em 1991 pelo Banco Comercial Português, a Fundação surge como reflexo da cultura de responsabilidade social do Banco, o qual desde sempre entendeu assumir, a par da sua atividade específica, um claro compromisso de apoio ao desenvolvimento das comunidades em que se insere. A atividade da Fundação Millennium bcp, inserida no contexto das políticas de solidariedade social e de mecenato cultural institucional, assume-se como agente de criação de valor na sociedade, nas diversas áreas da sua intervenção. Neste sentido, tem procurado ao longo do tempo concentrar os seus recursos no apoio a instituições e organismos de referência e a projetos que apresentem orientação para o acréscimo de eficácia a longo prazo.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Trienal de Arquitectura de Lisboa: Umwelt em Conferência" 05 Dez 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/800850/trienal-de-arquitectura-de-lisboa-umwelt-em-conferencia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.