Clássicos da Arquitetura: Capela Saint Benedict / Peter Zumthor

A capela Saint Benedict, localizada na vila de Sumvitg, Graubünden, foi projetada pelo arquiteto reconhecido pelo Pritzker, Peter Zumthor, em 1988. O modesto exterior da capela encapsula a beleza e a simplicidade das obras de Zumthor, enquanto o interior exibe sua artesania incomparável.

Planta Baixa

A edificação foi construída na pequena aldeia de Sumvitg após uma avalanche em 1984 que destruiu a antiga capela de estilo barroco. O terreno íngreme, que oferece deslumbrantes vistas às montanhas, é protegido de futuras avalanches por uma floresta que o envolve.

© Felipe Camus

Em uma entrevista ao The New York Times, Zumthor explicou seu processo projetual: "Quando eu começo, minha primeira ideia para um edifício é com o material. Eu acredito que a arquitetura é sobre isso. Não é sobre o papel, não é sobre as formas. É sobre espaço e material". [1]

© Felipe Camus

Embora Zumthor tenha utilizado materiais e técnicas modernas para este projeto particular, a capela em forma cilíndrica mescla-se naturalmente em seu contexto, sem ofender a dimensão tradicional e histórica da vila alpina. Por exemplo, a capela é construída com telhas e tesouras de madeira, semelhante às casas tradicionais locais.

© Felipe Camus

O telhado da capela inspira-se na estrutura do casco de um barco. Mediando entre o telhado expressivo e a base de madeira mais tradicional abaixo, está uma solução elegante, mínima: um anel das colunas de madeira verticais e painéis de vidro que coroam a capela, permitindo que a luz natural penetre o espaço interior.

© Felipe Camus

O espaço interno único contém colunas minimalistas de madeira, vigas e bancos, mostrando o trabalho de Zumthor e sua abordagem delicada aos material e aos detalhes.

© Felipe Camus

[1] Pogrebin, Robin: Pritzker Prize goes to Peter Zumthor. Publicado em the New York Times em 12 de Abril de 2009

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Merin, Gili. "Clássicos da Arquitetura: Capela Saint Benedict / Peter Zumthor" [AD Classics: Saint Benedict Chapel / Peter Zumthor] 30 Nov 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/800382/classicos-da-arquitetura-capela-saint-benedict-peter-zumthor> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.