Projeto de Grafton Architect em Lima vence o RIBA International Prize

O Royal Institute of British Architects (RIBA) anunciou o projeto da Universidade de Engenharia e Tecnologia (UTEC), localizado em Lima e projetado por Grafton Architects, com sede em Dublin, como vencedor do primeiro RIBA International Prize. Uma lista de trinta projetos, publicada em maio deste ano, foi reduzida a seis em outubro, antes do grande júri - presidido por Richard Rogers - selecionar o projeto como "um exemplo excepcional de arquitetura civil".

Projeto de Grafton Architect em Lima vence o RIBA International Prize - Mais Imagens

O projeto, que se implanta na fronteira de dois bairros residenciais da capital peruana, se ergue à beira de um barranco natural no centro da cidade. É concebido como um peça geológica, espelhando a curva orgânica da paisagem e acomodando-se na cidade. "Para o entorno próximo", sugeriu o RIBA, ele aparece como "uma série de terraços paisagísticos com fendas, saliências e grutas - uma Machu Picchu moderna".

© Iwan Baan

Falando sobre o edifício, o júri disse:

O escritório Grafton Architects criou uma nova maneira de pensar um campus universitário, com uma estrutura distinta de um "campus vertical" que responde às condições climáticas temperadas e faz referência ao terreno e patrimônio peruano.

"UTEC foi concebida para incentivar os seus alunos a interagirem de forma única com o edifício. A estrutura vertical fornece espaços abertos de circulação e reunião numa sucessão de plataformas que compõem o "quadro" do edifício; salas de aula, laboratórios e os escritórios são fechados, inseridos e suspensos da estrutura de concreto aparente. O quadro é um dispositivo que fornece sombra, um lugar de rica exuberância espacial e uma plataforma para ver a vida da cidade. Toda a vida deste campus vertical fica em exibição para o povo de Lima. "

UTEC é o culminar de anos de experimentações de Grafton Architects. Neste edifício eles mostram o domínio de sua arte, dando a Lima uma contribuição corajosa e atenciosa para a cidade e um edifício visionário e de classe mundial.

O edifício, projetado em colaboração com Shell Arquitectos, faz parte da universidade especializada em engenharia de Lima, foi criado para oferecer aos jovens peruanos acesso à qualificação, oportunidades profissionais e incentivar a mobilidade social.

© Iwan Baan

O grande júri incluiu:

  • Lord Rogers de Riverside (Diretor)
  • Billie Tsien, sócio-fundador de Tod Williams Billie Tsien Architects | Partners, de Nova Iorquey
  • Kunlé Adeyemi, fundador e diretor do NLÉ
  • Marilyn Jordan Taylor FAIA,decano da arquitetura na escola da universidade de Pensilvânia de belas artes
  • Philip Gumuchdjian, fundador do Gumuchdjian Architects e Diretor do RIBA Awards

O projeto foi selecionada como vencedor do 2016 RIBA International Prize, tendo concorrido com:

  • Arquipelago Contemporary Arts Centre / Menos é Mais, Arquitectos Associados com João Mendes Ribeiro Arquitecto, Lda
  • Heydar Aliyev Centre / Zaha Hadid Architects com DiA Holding
  • Museo Jumex / David Chipperfield Architects com Taller Abierto de Arquitectura y Urbanismo (TAAU)
  • Stormen Concert Hall, Theatre and Public Library / DRDH Architects
  • The Ring of Remembrance, International WWI Memorial of Notre-Dame-de-Lorette / Agence d’architecture Philippe Prost (AAPP)

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: AD Editorial Team. "Projeto de Grafton Architect em Lima vence o RIBA International Prize" [Grafton Architect's "Modern Day Machu Picchu" Wins Inaugural RIBA International Prize] 25 Nov 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/800195/projeto-de-grafton-architect-em-lima-vence-o-riba-international-prize> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.