Estocolmo já tem seu primeiro bairro sustentável (desde os anos 90)

A história do bairro Hammarby Sjöstad, em Estocolmo, apresenta muitos contrastes. Se antes esta região era muito poluída pelas indústrias, fato que ocasionou seu esvaziamento, hoje ela é considerada o primeiro bairro sustentável da cidade. Saiba como isso foi possível, a seguir.

Tudo começou nos anos 1990 com a notícia de que Estocolmo poderia se tornar sede dos Jogos Olímpicos de 2004. No entanto, a votação do Comitê Olímpico realizada em 1997 elegeu Atenas como sede, e a capital sueca, que chegou entre as cinco finalistas, deu prosseguimento aos seus planos.

Um destes consistia em recuperar esta região para a construção 10 mil habitações, tirando proveito de sua proximidade com o centro da cidade e com a água. Por este motivo, a grande maioria dos edifícios está orientada para o Canal Sickla. 

© Flickr usuario: design for health. Licença: CC BY NC 2.0

A estratégia de planejamento da prefeitura, em colaboração com arquitetos, engenheiros e urbanistas, consistia na criação de um "circuito fechado de metabolismo urbano", que, segundo as informações de uma pesquisa sobre o bairro, significava a construção de sistemas sustentáveis para a água, energia e resíduos.

Assim, cada setor conta com um sistema em que as águas residuais são convertidas em biogás e emergia térmica, que é então reutilizada no sistema público de calefação e como combustível para o transporte público. Os resíduos sólidos deste processo são convertidos em fertilizante.

Além disso, a maioria dos edifícios conta com painéis fotovoltaicos em suas coberturas, suprindo a demanda por eletricidade e, em parte, aquecimento.

A sustentabilidade também está presente nas ruas. Em diversos pontos do bairro estão instalados recipientes para a separação de resíduos que contam com tubulações subterrâneas que levam a matéria sólida a um terminal específico para cada tipo de resíduo.  

© Flickr usuario: design for health. Licença: CC BY NC 2.0

Além disso, os espaços públicos foram distribuídos linearmente, fomentando um estilo de vida saudável. As praças e parques se mesclam aos edifícios, oferecendo percursos peatonais aos moradores. 

© Flickr usuario: design for health. Licença: CC BY NC 2.0

Junto a esta infraestrutura, a prefeitura pesquisou novos projetos de transporte alinhados ao espírito do bairro. Nesse sentido, estão em funcionamento ônibus que funcionam com biogás, um sistema de automóveis compartilhados e uma linha de bondes que continua se expandindo. 

Os resultados destes projetos de transporte causam um impacto positivo nos habitantes do bairro, que é exemplificado pela baixa taxa de automóveis por habitação de apenas 0,5%. 

Ao fim da segunda etapa desse projeto de requalificação urbana - e até agora considerada a última fase - prevista para este ano, a prefeitura espera que o bairro conte com 11 mil unidades habitacionais onde viverão cerca de 25 mil habitantes. 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Gaete, Constanza Martínez. "Estocolmo já tem seu primeiro bairro sustentável (desde os anos 90)" [Estocolmo ya tiene su primer barrio sustentable (y desde los ’90)] 28 Nov 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/800186/estocolmo-ja-tem-seu-primeiro-bairro-sustentavel-desde-os-anos-90> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.