Residência HEM / Sanuki Daisuke architects

Residência HEM / Sanuki Daisuke architects   - Mais Imagens+ 26

Ho Chi Minh City, Vietnã
  • Construtora: Công ty TNHH Cơ khí và xây dựng & thương mại Tám sáu. Công ty TNHH Cơ khí và xây dựng & thương mại Tám sáu.
  • Engenharia Estrutural: Công ty TNHH Cơ khí và xây dựng & thương mại Tám sáu. Công ty TNHH Cơ khí và xây dựng & thương mại Tám sáu.
  • Gabarito: 13.6m, 4 Pavimentos
  • Arquitetos Responsáveis: Sanuki Daisuke, Huynh Anh Tuan
  • Cidade: Ho Chi Minh City
  • País: Vietnã
Mais informaçõesMenos informações
© Hiroyuki Oki

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é um projeto de uma residência unifamiliar em uma pequena rua no centro de Ho Chi Minh.

Ao analisar as cidades vietnamitas, podemos perceber que os blocos de edifícios são separados pelas ruas principais e numerosas estreitas, como veias capilares. A largura destas vielas é muito pequena, por volta de 2 a 4 metros, chegando a ter, em alguns casos, menos de 1 metro. Ao caminhar por estas vielas, podemos ver a animada vida vietnamita. 

Estas estreitas ruas denominam-se 'HEM' e são espaços urbanos bastante atrativos no Vietnã.

© Hiroyuki Oki
Croqui Conceitual
© Hiroyuki Oki

As residência nas HEM geralmente são cercadas por cercas ou vidro para a segurança, privacidade e sombreamento. Como resultado, elas parecem jaulas. Os espaços interiores, nestes casos, são muito escuros. As pessoas costumam utilizar iluminação artificial nas atividades diárias, especialmente no nível do térreo. Portanto, nosso objetivo de desenho foi "projetar uma casa agradável na HEM".

© Hiroyuki Oki
Plantas baixas
© Hiroyuki Oki

O terreno está localizado na esquina de uma HEM. A via da fachada menor tem 1,70m e a via da fachada maior inicia com 1,40m e sofre um ligeiro aumento até o final da casa. O terreno tem aproximadamente 3,80 x 10,00 m. Nestas condições não é fácil manter a privacidade e segurança, portanto, tentamos estabelecer uma 'abertura com profundidade' na envolvente da rua. 

Várias aberturas tem a profundidade de 50-80 centímetros e estão equipadas com móveis e estantes. Isto faz com que os espaços interiores sejam mais iluminados, devido a reflexão da luz natural mas, ao mesmo tempo, a privacidade é mantida. O edifício possui uma forma muito simples com muitas aberturas para o exterior, mantendo uma área total de acordo com a regulamentação. 

Em geral, a residência parece fechada, mas o ambiente no interior é surpreendentemente luminoso, através da reflexão da luz natural nas aberturas. Quando a janela é aberta, o vento natural entra na casa.

Desenhamos uma malha de aço coberta com o padrão de cada abertura. Os padrões são considerados de acordo com o uso do cliente - e remetem aos têxteis locais da região vietnamita. As malhas proporcionam segurança e emolduram as vistas do exterior. 

Estabelecemos diferentes pés-direitos em cada planta para criar uma casa tão ampla quanto fosse possível. Também utilizamos materiais tradicionais vietnamitas. A parede exterior é revestida com mosaicos de cimento, assim como o interior, uma estratégia local utilizada amplamente no projeto. 

Corte

O posicionamento das aberturas foi estudado cuidadosamente através da análise da projeção de futuro para a zona circundante. Desenhamos os pontos de vista das aberturas para converter a ruela em uma parte do espaço interior a casa. As moradias na HEM são consideradas, geralmente, negativas, entretanto, observamos com cuidado e transformamos a condição da mesma. Esta poderia ser a alternativa para desfrutar melhor da vida na rua. 

© Hiroyuki Oki

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência HEM / Sanuki Daisuke architects " [HEM House / Sanuki Daisuke architects ] 26 Nov 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/800113/residencia-hem-sanuki-daisuke-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.