Beijing Greenland Center / SOM

Beijing Greenland Center / SOM - Imagem 2 de 14Beijing Greenland Center / SOM - Imagem 3 de 14Beijing Greenland Center / SOM - Imagem 4 de 14Beijing Greenland Center / SOM - Imagem 5 de 14Beijing Greenland Center / SOM - Mais Imagens+ 9

  • Proprietário E Empreendedor: Greenland Group
  • Arquitetos: Skidmore, Owings & Merrill LLP
  • Engenharia Estrutural: Skidmore, Owings & Merrill LLP
  • Gestão De Projeto: Michael Pfeffer
  • Empreiteira: Beijing Liujian Construction Group Co., Ltd.
  • Mep Engineering: Skidmore, Owings & Merrill LLP
  • Cidade: Pequim
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Beijing Greenland Center / SOM - Imagem 3 de 14
© Lv Hengzhong

Descrição enviada pela equipe de projeto. Pequim: Ancorado ao distrito de negócios Dawangjing de Pequim, o Beijing Greenland Center é um edifício referencial e altamente sustentável de uso misto, equidistante em relação ao agitado centro da cidade e o aeroporto. A torre de 260 metros de altura e 55 pavimentos prioriza a sustentabilidade e eficiência. Foi revestida por uma fachada envidraçada prismática trapezoidal que gera um auto-sombreamento para melhorar o desempenho ambiental do edifício.

Beijing Greenland Center / SOM - Imagem 8 de 14
© Lv Hengzhong

A equipe de projeto buscou criar uma torre elegante e chamativa por meio da exploração da interação entre formas simples, luz e sombra. Em resposta aos céus nublados de Pequim, a torre captura e reflete luz natural para animar o bairro que a rodeia. O edifício é habilitado a múltiplos programas - escritórios e apartamentos de Classe A - e conecta-se a um anexo comercial de vários pavimentos. A torre abriga 178 apartamentos sobre 4 pavimentos de escritório, organizados em torno de uma simples planta retangular com um núcleo central para maximizar a flexibilidade. O padrão fascinante da fachada é formado pela técnica de escultura de baixo relevo: a função de módulos trapezoidais isósceles funcionando como prismas, capturando a luz e refratando-a para criar um jogo de luzes e sombras. Cada face é composta de dois painéis de vidro verticais de baixa emissividade. Dois tipos trapezoidais se alternam em um padrão regular por toda a altura da torre em direção ao céu, ou bairro abaixo. A pele trapezoidal aumenta o rendimento do edifício, proporcionando um auto-sombreamento com economia de energia em todas as faces.

Beijing Greenland Center / SOM - Imagem 6 de 14
© Lv Hengzhong

O projeto tem como objetivo alcançar uma redução de 30% no consumo de energia e água em comparação à média utilizando medidas sustentáveis, tais como um sistema de controle digital direto de automação, uma roda de recuperação de calor, bombas de velocidade variável para calefação e refrigeração, e um economizador de água para utilizar no resfriamento por evaporação. 

Beijing Greenland Center / SOM - Imagem 11 de 14
Diagrama

Dirigindo-se a uma necessidade de desenvolvimento urbano de uso misto ambientalmente responsável, o Beijing Greenland Center é um exemplo muito visível de como um projeto visualmente impactante também pode ser altamente flexível e sustentável.

Beijing Greenland Center / SOM - Imagem 5 de 14
© Lv Hengzhong

Um vibrante bairro novo em Pequim

Pequim Dawangjing é um novo bairro localizado no nordeste de Pequim, no meio caminho entre o centro histórico da cidade e o aeroporto Beijing Capital International Airport. O complexo de uso misto foi projetado pelo SOM para ser um bairro verde, passível de caminhar, que priorize a qualidade de vida e o uso responsável dos recursos naturais.Adjacente à Capital-Airport Freeway e à 5th Ring Road, e perto do metro M15, Dawangjing integra-se perfeitamente ao ambiente construído na área Wangjing de Pequim e traz novos espaços verdes, culturais e cívicos e opções residenciais, comerciais e de escritórios ao crescente bairro de Pequim. Várias torres projetadas pelo SOM, incluindo o Beijing Greenland Center e um conjunto de três torres no Poly International Plaza, ancoram o distrito.

Beijing Greenland Center / SOM - Imagem 10 de 14
Planta

Uma visão para o pedestre e para o sustentável

O plano diretor estabelece princípios e diretrizes para o bairro de Dawangjing que reduzem o impacto ambiental e tornam a caminhada e o uso da bicicleta mais seguros e mais atraentes. Um novo parque é a peça central da região e incorpora serviços como cafeterias e instalações recreativas para fomentar a interação e um sentido de comunidade. As ruas foram projetadas para serem tão verdes e acolhedoras quanto o parque, com ciclovias e calçadas estabelecidas com características sustentáveis. Espaços comerciais na escala do pedestre reforçam uma paisagem urbana ativa, e as entradas principais aos escritórios e hotéis estão localizadas ao longo das vidas de pedestres. As estratégias para a volumetria dos edifícios enfatizam a escala humana, e as diretrizes de projeto recomendam a criação de edifícios atemporais com fachadas moduladas - uma abordagem de longo prazo que se concentra nos princípios de projeto e planejamento que persistirão no tempo.

Beijing Greenland Center / SOM - Imagem 4 de 14
© Lv Hengzhong

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Pequim, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Beijing Greenland Center / SOM" [Beijing Greenland Center / SOM] 26 Nov 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/800068/beijing-greenland-center-som> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.