Biblioteca Estadual de Beyazıt / Tabanlioglu Architects

Biblioteca Estadual de Beyazıt   / Tabanlioglu Architects - Imagem 2 de 14Biblioteca Estadual de Beyazıt   / Tabanlioglu Architects - Imagem 3 de 14Biblioteca Estadual de Beyazıt   / Tabanlioglu Architects - Imagem 4 de 14Biblioteca Estadual de Beyazıt   / Tabanlioglu Architects - Imagem 5 de 14Biblioteca Estadual de Beyazıt   / Tabanlioglu Architects - Mais Imagens+ 9

  • Equipe De Projeto: Melkan Gürsel, Murat Tabanlıoğlu
  • Equipe De Projeto Arquitetônico: Hande Pusat, Derya Genç, Irem Çatay, Kıvanç Cucur, Nazlı Tınaztepe, Deniz Manisalı
  • Projeto Interiores: Hande Pusat, Derya Genç, Irem Çatay, Kıvanç Cucur
  • Restauração: Budowa Mimarlık, Yaman İrepoğlu,
  • Estrutural: Celal Erdem
  • Inspeção: Budowa Mimarlık, Yaman İrepoğlu,
  • Mecânica: GN mühendislik
  • Elétrica: HB Teknik
  • Luminotécnico: x
  • Cidade: Istambul
  • País: Turquia
Mais informaçõesMenos informações
Biblioteca Estadual de Beyazıt   / Tabanlioglu Architects - Imagem 2 de 14
© Emre Dörter

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto consiste na restauração da biblioteca mais antiga de Istambul, a Biblioteca Pública de Beyazit.

Biblioteca Estadual de Beyazıt   / Tabanlioglu Architects - Imagem 4 de 14
© Emre Dörter

Fundada em 1884, a biblioteca estadual foi originalmente a cozinha e o Caravanserai (estabelecimento hoteleiro típico do oriente médio) de um complexo que incluía uma cozinha, escola primária, hospital, madraçal e um hammam. A biblioteca é uma seção do Kulliyah da Mesquita de Beyazıt - a mesquita imperial mais antiga da cidade, construída pelo Sultão Beyazıt II e inaugurada em 1506. O complexo Kulliyah envolve espacialmente e define a histórica Praça Beyazıt.

Biblioteca Estadual de Beyazıt   / Tabanlioglu Architects - Imagem 10 de 14
Planta 1

Adjacente à mesquita, a biblioteca está localizada na praça, conectada ao eixo da histórica península de Divanyolu, um dos espaços mais vibrantes da parte mais antiga da cidade.

Biblioteca Estadual de Beyazıt   / Tabanlioglu Architects - Imagem 14 de 14
© Emre Dörter

O contexto onde está inserida é repleto de edifícios históricos e seus simbolismos. A fachada frontal da biblioteca está frente à uma grande árvore onde está uma cafeteria ao ar livre que funciona desde os tempos otomanos.

Biblioteca Estadual de Beyazıt   / Tabanlioglu Architects - Imagem 3 de 14
© Emre Dörter

A reformulação da biblioteca envolve a reforma de seus interiores e cuidadosa restauração do edifício em si e sua cobertura com vários domos. No lugar da antiga cobertura de concreto, os arquitetos instalaram uma estrutura de membrana inflável transparente que cobre o pátio, filtrando a luz do dia e proporcionando atmosfera controlada. A envoltória renovada do edifício, as grandes caixas pretas de vidro dedicadas aos manuscritos históricos, se erguem como objetos monolíticos de reverência que são de um forte contraste com o seu entorno.

Biblioteca Estadual de Beyazıt   / Tabanlioglu Architects - Imagem 13 de 14
Corte
Biblioteca Estadual de Beyazıt   / Tabanlioglu Architects - Imagem 12 de 14
Corte

O projeto luminotécnico ecoa as qualidades espaciais e históricas do complexo, introduzindo harmonia geométrica em seu entorno, enquanto a suave luz que emana do piso elevado e acompanha o contorno da parede introduz outra camada de profundidade nos espaços.

Biblioteca Estadual de Beyazıt   / Tabanlioglu Architects - Imagem 6 de 14
© Emre Dörter

Os fluxos em todo o edifício foram modificados para servir sua nova função, com a entrada principal agora localizada através do pátio. Um anexo modesto e respeitoso a escala do existente foi acrescentada na fachada nordeste. As publicações modernas estão no segundo pavimento, enquanto os periódicos estão no primeiro, e o térreo abriga a coleção de livros raros, publicações da era otomana, manuscritos árabes, persas e otomanos que estão agora num ambiente adequado para sua preservação.

Biblioteca Estadual de Beyazıt   / Tabanlioglu Architects - Imagem 11 de 14
Planta 2

A abordagem de intervenção mínima garante que o espírito do local sobreviva enquanto as instalações contemporâneas são incluídas no tecido histórico. O projeto busca a melhoria ambiental, regeneração urbana do domínio público ao reviver os vestígios e suas potencialidades, principalmente em relação à Praça Pública de Beyazıt.

Biblioteca Estadual de Beyazıt   / Tabanlioglu Architects - Imagem 7 de 14
© Emre Dörter

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Istambul, İstambul, Turquia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Biblioteca Estadual de Beyazıt / Tabanlioglu Architects" [Beyazıt State Library / Tabanlioglu Architects] 27 Nov 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/800067/biblioteca-estadual-de-beyazit-tabanlioglu-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.