Estúdio Orizzontale cria instalações de madeira nas ruas dos Açores

O estúdio Orrizontale construiu a "Casa do Quarteirão", uma instalação de madeira permanente desenvolvida para o Walk & Talk 2016, um festival anual de artes nas ilhas dos Açores, que recupera o espaço físico da rua para "uso convivial e colaborativo".

Estúdio Orizzontale cria instalações de madeira nas ruas dos Açores - Mais Imagens+ 14

© Sara Pinheiro

Em 2011, o Walk & Talk foi fundado para "transformar as ilhas num laboratório de criação artística contemporânea e transdisciplinar, produzindo projetos experimentais, num diálogo permanente com o território, a cultura e a comunidade local, promovendo um ambiente favorável para partilha e co-criação."

Colaborando com o designer visual NO-ROCKET, o Orrizontale participa desta missão com a "Casa do Quarteirão". Localizada no bairro "O Quarteirão", próximo ao centro histórico da cidade de Ponta Delgada, o projeto tenta preservar e destacar uma área da cidade que não foi Invadida por estacionamentos e automóveis.

"Depois de uma primeira visita em Ponta Delgada, durante uma palestra pública na Galeria de Arte MIOLO, escolhemos, juntamente com os habitantes, trabalhar na pequena Travessa da Rua d'Acoa para materializar uma praça, um lugar para a comunidade", explicam os arquitetos.

© Rui Soares
© Sara Pinheiro

Os arquitetos referem-se ao conceito do projeto como um viviero, uma estufa coletiva para a comunidade, inspirada na intimidade da arquitetura residencial tradicional dos Açores. Assim, a estrutura apresenta um programa duplo: um pavilhão para a comunidade se reunir e realizar eventos (Rua Pedro Homem), e uma pequena estrutura com um terraço (Rua d 'Acoa) que proporciona um ambiente acolhedor na região. Entre estas duas estruturas surgiu uma nova praça pública.

Cortesia de Orrizontale

O projeto foi concebido para ser transformável, usando quadros modulares que podem ser facilmente remontados em várias configurações que atendam a diferentes necessidades. As estruturas foram construídas com a ajuda da comunidade em apenas cinco dias, usando madeira da espécie Cryptomeria japonica, um tipo de conífera que cresce na ilha.

Para mais informações sobre o Walk&Talk 2016, acesse a página oficial do evento.

Via Orrizontale.

Cortesia de Orrizontale
Cortesia de Orrizontale
© Màrio Roberto Carvalho

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "Estúdio Orizzontale cria instalações de madeira nas ruas dos Açores" [Orizzontale Activates the Street with Wooden Intervention in the Azores Islands] 27 Nov 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/800009/estudio-orizzontale-cria-instalacoes-de-madeira-nas-ruas-dos-acores> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.