Clássicos da Arquitetura: Igreja em Firminy / Le Corbusier

Clássicos da Arquitetura: Igreja em Firminy / Le Corbusier - Mais Imagens+ 29

Firminy, França

Descrição enviada pela equipe de projeto. Conhecida por sua forma marcante e belas experiências interiores, a Igreja em Firminy, de Le Corbusier, foi uma evolução dos principais pensamentos e práticas do arquiteto ao longo de seus muitos anos de projetos.

© Richard Weil

Esta igreja carrega um significado especial, pois foi a última grande obra de Le Corbusier e foi deixada inacabada após sua morte em 1965. Foi concluída quarenta e um anos após sua morte, em 2006, mantendo sua essência viva.

© Wikimedia Commons

Situada na antiga cidade mineira e industrial de Firminy, a Igreja foi um dos conjuntos de edifícios comunitários desenhados por Le Corbusier. Além da igreja há o estádio olímpico, um clube juvenil e centro cultural, um complexo habitacional padrão e, finalmente, uma Unidade de Habitação.

© Richard Weil

Reconhecendo a pequena congregação da cidade, o arquiteto queria abraçar e celebrar os mineiros e siderúrgicos que produziram a maior parte dos bens da área, o que explica o uso do concreto. Ele esperava que esse material também lhe desse controle sobre o volume e os espaços em seu objetivo geral de dar à iluminação um significado verdadeiro.

© Richard Weil

Como pode ser esperado pelo arquiteto, ele fundiu muitas de suas ideias arquitetônicas centrais de projetos anteriores na igreja, enquanto também deixou espaço para ser inspirado pela religião.

© Richard Weil

Ele queria criar um cenário que estabelecesse um espaço para o enriquecimento espiritual em uma escala modesta. Sobre isso, Le Corbusier afirmou que o espaço deve ser "vasto para que o coração possa se sentir à vontade, e alto para que as orações possam respirar nele".

© Wikimedia Commons

A luz natural inunda o espaço através das caixas de luz e por uma série de aberturas organizadas que são uma referência direta à constelação Orion. As caixas de luz são projetadas de forma que trarão luz ao altar em feriados religiosos específicos, como a Sexta-Feira Santa e o Domingo de Páscoa.

© Richard Weil

Corbusier usa a espiritualidade da geometria para criar a forma global; uma base quadrada que se projeta para cima como um círculo, descrevendo a metamorfose e transição do mundo terreno para o espiritual, e a base cosmológica é revelada nas janelas da constelação e no ângulo do telhado em direção ao sol.

© Wikimedia Commons

O edifício foi concluído em 2006 pelo arquiteto francês José Oubrerie, que estudou Corbusier por muitos anos.

© Richard Weil

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Firminy, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Sveiven, Megan. "Clássicos da Arquitetura: Igreja em Firminy / Le Corbusier" [AD Classics: Church at Firminy / Le Corbusier] 16 Nov 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/799483/classicos-da-arquitetura-igreja-em-firminy-le-corbusier> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.