Escola em Padrão da Légua / Nuno Brandão Costa

Escola em Padrão da Légua / Nuno Brandão Costa - Mais Imagens+ 17

Custóias, Portugal
  • Arquitetos: Nuno Brandão Costa; Nuno Brandão Costa
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4804
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2011
  • Colaboradores: Filipa Júlio, Luísa Moura
  • Estrutura : Ana Isabel Vale (ABprojectos)
  • Hidráulica : Ana Isabel Vale (ABprojectos)
  • Elétrica: Maria Da Luz Santiago (RS Associados)
  • Instalações: Raul Bessa (GET)
  • Cidade: Custóias
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
© Arménio Teixeira

Descrição enviada pela equipe de projeto. A pretexto de projetar uma escola para crianças do ensino pré-primário e primário pretendeu-se resolver um problema urbano: O quarteirão disponível para a construção caracterizava-se por ser um grande vazio encravado entre escalas e linguagens díspares, expectante para se integrar no tecido urbano.

Croqui

O programa da escola é composto por três núcleos programáticos principais: Salas de aula, Biblioteca, Espaço comum para Ginásio e Cantina. Cada um com diferentes áreas e volumes. Essa diferenciação dimensional e programática, permitiu a sua divisão em diferentes corpos, colocando-os em diferentes pontos do terreno, de modo a pontuar um lote de geometria triangular, com diferentes escalas na sua envolvente.

© Arménio Teixeira

O volume das salas de aula, ocupa longitudinalmente o lado maior do terreno, mais baixo e fortemente horizontal, relacionando-se paisagisticamente com o terreiro vazio existente a Norte e virando a ala de salas de aula principal para Sul.

© Arménio Teixeira

O volume da Cantina, estabelece-se como um corpo maior, que se relaciona com os edifícios de habitação colectiva, dessa zona do território.

Planta

Na ponta mais afunilada do terreno, levanta-se um prisma triangular, que acolhe o espaço da leitura e remata o quarteirão a Poente, fazendo a aproximação à zona mais informal da malha urbana.

© Arménio Teixeira

Estes três edifícios são ligados por um muro periférico em alvenaria de tijolo à vista, que constrói um limite contínuo para todo o recinto, ligando os espaços vazios (recreios e pátios) e espaços construídos da escola. Este muro em tijolo caracteriza fortemente a intervenção urbana, de certo modo mantendo a sua vocação original de um grande recinto disponível para a cidade.

© Arménio Teixeira

Atribui-lhe uma linguagem tectônica, ligando a construção ao solo e realizando uma continuidade permanente entre espaço interior e espaço exterior.

© Arménio Teixeira

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Padrão da Légua, 4460-732 Custóias, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola em Padrão da Légua / Nuno Brandão Costa" [School in Padrão da Légua / Nuno Brandão Costa] 18 Nov 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/799452/escola-em-padrao-da-legua-nuno-brandao-costa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.