Grünberger / noa*

Grünberger / noa* - Mais Imagens+ 25

  • Arquitetos: noa* network of architecture; noa* network of architecture
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
    Fotografias:Alex Filz
© Alex Filz

"O antigo encontra o novo"

noa* (network of architecture) completou uma casa residencial urbana e adicionou um volume contemporâneo.

"(...) a interação material entre o antigo e o novo criam um campo de confrontação das gerações - um impulso selvagem para a transformação."

Stefan Rier

© Alex Filz

Na região de vinhedos de Bolzano, uma residência é ampliada; o volume tradicional existente é aumentado através de uma estrutura aberta e moderna. O terreno, que está protegido, encontra-se numa zona de transição urbana entre o desenvolvimento da construção nas periferias da cidade e o mais denso empreendimento da zona de Griesplatz.

© Alex Filz

A casa está dividida em dois apartamentos, que são acessados por uma importante escada exterior desde o pátio. Os novos volumes possuem vista em todas as direções, aos vinhedos idílicos e a característica "Guntschnaberg" no ocidente.

Planta 01

O objetivo era respeitar as proporções do edifício histórico. Portanto, a Villa com uma cobertura a duas águas e as aberturas das janelas clássicas foram ampliadas com um volume compacto, janelas coerentes e aberturas generosas.

© Alex Filz

Os apartamentos estão organizados de forma que os espaços mais íntimos encontram-se na parte histórica da casa, enquanto os espaços coletivos estão na parte moderna, com vistas para o sul e oeste.

Corte AA

Fachada com profundidade

A linguagem formal diversa das duas partes do edifício cria uma tensão que é enaltecida pelo acabamento da fachada: a parte histórica, branca pelo gesso, e a extensão com um gesso de cor vermelho escuro. A coloração do mesmo gesso ao invés de uma camada de pintura na parte superior cria uma profundidade estoica.

© Alex Filz

As duas escadas exteriores nas fachadas norte e sul são de aço natural escurecido e aparecem como pontes escultóricas. As grandes aberturas quadradas possuem elementos têxteis para a sombra, que criam uma neblina difusa.

© Alex Filz

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Grünberger / noa*" [Grünberger / noa* network of architecture] 11 Nov 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/799239/grunberger-noa-star> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.