Restaurante Tre Bicchiere / Carbondale

Restaurante Tre Bicchiere / Carbondale - Mesa, Cadeira, VigaRestaurante Tre Bicchiere / Carbondale - Mesa, CadeiraRestaurante Tre Bicchiere / Carbondale - Mesa, Cadeira, JanelaRestaurante Tre Bicchiere / Carbondale - Imagem 5 de 38Restaurante Tre Bicchiere / Carbondale - Mais Imagens+ 33

São Paulo, Brasil
  • Arquitetos: Carbondale; Carbondale
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  630
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nelson Kon
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Penha Vidros, Pratkiline
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Restaurante Tre Bicchiere / Carbondale - Imagem 5 de 38
© Nelson Kon

Descrição enviada pela equipe de projeto. As linhas tradicionais e as referências à Itália Clássica presentes no endereço original do restaurante Tre Bicchiere, no Itaim Bibi, deram lugar a um estilo contemporâneo e arrojado na recém-inaugurada filial do Shopping JK Iguatemi. Nova criação do premiado escritório francês Carbondale – responsável por alguns dos edifícios mais espetaculares do mundo como a flagship store da Louis Vuitton em Paris e o Museu 360º na Suíça –, o projeto arquitetônico da casa virou uma atração à parte, com seus traços surpreendentes, soluções originais e salões interconectados.  

Restaurante Tre Bicchiere / Carbondale - Cadeira, Corrimão
© Nelson Kon
Restaurante Tre Bicchiere / Carbondale - Mesa, Sofá, Cadeira
© Nelson Kon

As peculiaridades do restaurante começam logo na entrada. A enorme fachada do Tre Bicchiere é composta de 950 taças, feitas artesanalmente em Murano, na Itália. A disposição destes utensílios – do chão ao teto – cria a ilusão de um véu que cobre o interior do restaurante e ao mesmo tempo aumenta a luminosidade do ambiente. Os copos contam ainda com um detalhe singular: as hastes contam com desenhos do perfil dos rostos dos três sócios-fundadores do restaurante. Já os salões são interconectados: no lounge são servidos aperitivos antes de passar para o espaço principal. À saída, uma sala recebe os gourmets para tomar um digestivo. 

Restaurante Tre Bicchiere / Carbondale - Imagem 6 de 38
© Nelson Kon
Elevação
Restaurante Tre Bicchiere / Carbondale - Mesa, Iluminação, Vidro
© Nelson Kon

Concebido pelo multipremiado arquiteto americano Eric Carlson, o projeto obedece ao dogma da Carbondale de buscar atender os anseios dos clientes para delinear uma identidade individual. “O Tre Bicchiere é mais do que um restaurante. É uma experiência completa, resultado da soma de três personalidades experts em gastronomia, vinho e hospitalidade”, afirma Carlson. “Essa mescla é que nos orientou ao longo de todo o nosso projeto”.  

Restaurante Tre Bicchiere / Carbondale - Escada, Corrimão
© Nelson Kon
Corte
Restaurante Tre Bicchiere / Carbondale - Mesa, Cadeira, Janela
© Nelson Kon

Depois de ser concebido em Paris, o projeto passou para as mãos do escritório brasileiro da Carbondale, responsável pela supervisão e viabilização da execução do projeto. Para aumentar o controle de qualidade da obra, os arquitetos locais foram encarregados de pesquisar os materiais mais apropriados e os fornecedores mais adequados para garantir a fidelidade ao desenho original – desde a melhor maneira para colar as taças sem que o produto fique aparente ou como a estrutura elétrica não destoe dentro do ambiente. O resultado final equilibra inovação com alta qualidade.

Restaurante Tre Bicchiere / Carbondale - Mesa, Cadeira, Viga
© Nelson Kon

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041 - Vila Nova Conceição, São Paulo - SP, 04543-011, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Restaurante Tre Bicchiere / Carbondale" 14 Nov 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/799192/restaurante-tre-bicchiere-carbondale> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.