Complexo Imam Reza / Kalout Architect Studio

Complexo Imam Reza / Kalout Architect Studio - Mais Imagens+ 23

  • Consultor De Arte: Bita shekari
  • Equipe De Projeto: Nasim Alavi, Shima Mavedati, Navaz Foladzari, Masoud Roknipour, Anahita Basiri, Atefeh Ahoie, Ghazal Refalian, Reza Valajam, Bijan Vaziri, Mohammad Karimi, Farnosh Esmaili
  • Estrutura: Behrang Baniadam
  • Engenharia Mecânica: Jafar Asadi
  • Engenharia Elétrica: Mohammad reza Hosseini
  • Supervisor Geral: Reza jalali
  • Supervisor: Reza Karimi
  • Supervisor Da Equipe: Reza jafari, Maryam Johari, Vadod Asadollahvash, Karim Tabari, Bahram Alvand, Shervin Atrsaiy, Milad Asgarian
  • Equipe De Arte: Peiman Banishorka, Hossein Tonekaboni, Mohsen Daienabi, Reza Gharebaghi, Farid Bakhtiari
  • Assessor: Mehdi Hojat
  • Arquitetos Responsáveis: Saeed reza Boreiri, Samaneh Ghasempour
  • Cidade: Tehran
  • País: Irã
Mais informaçõesMenos informações
© Parham Taghioff

Descrição enviada pela equipe de projeto. A localização do complexo religioso e cultural do Iman Reza na área cultural do Teerã (capital do Irã) orienta o projeto em relação a criação de um espaço urbano para a interação social e participação de diferentes gerações e grupos sociais. 

© Parham Taghioff

A ideia da correlação e interação entre os diferentes grupos sociais e o desejo de fomentar a presença da nova geração no complexo se refletem na forma final da Shabestan que foi determinada pela ideia de entrelaçar as mãos como símbolo de unidade e coesão social. Seguindo a forma principal, as alas laterais do edifício com as funções adicionais, se elevam e descansam no solo para criar uma inovadora forma visual. 

© Parham Taghioff

A forma principal da Shabestan, com a grandeza de um espaço religioso, oferece a oportunidade de uma experiência única para cumprir com a ambição de conectar-se com o criador. A estrutura também é formada por um pátio escavado, uma das características da arquitetura persa, que permite aos usuários estar longe da multidão exterior e perceber o edifício em um espaço tranquilo. 

Planta baixa - térreo

Além disso, a presença de água aumenta a transparência do desenho. Este espaço não somente faz com que a separação da vida cotidiana seja possível, mas também participa no processo de transferência. 

© Parham Taghioff

O complexo consta de várias áreas funcionais como uma mesquita, uma galeria de arte, um café-livraria, um anfiteatro e um centro de TI, todos eles desenhados de forma unificada. 

Corte AA

Pátio

Além disso, a presença do usuário e o possível movimento em diferentes espaços são reforçados por corredores laterais junto ao Shabestan, a fim de ampliar os espaços urbanos que rodeiam o projeto e conferem vida a ele. 

© Parham Taghioff

Na construção do projeto, existem algumas referências à identidade social dos usuários para evocar seus recursos da história da arquitetura islâmica e persa.

© Parham Taghioff

Os tijolos utilizados na paredes dos corredores e no Shabestan junto com o vidro, expressam o movimento ascendente simbólico da terra à luz. O vidro, feito a mão, que cobre a cúpula principal está gravado com os nomes de Deus e inicia a partir de uma relação cara a cara com as orações e culmina no céu ao longo da cúpula. 

© Parham Taghioff

Outro símbolo, a estátua de cedro, que na cultura persa representa a constância, a vida e a liberdade, se utiliza no projeto como um ponto de referência. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Teerã, Imam Hossein Square, Irã

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Complexo Imam Reza / Kalout Architect Studio" [Imam Reza Complex / Kalout Architect Studio] 10 Nov 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/799038/complexo-imam-reza-kalout-architect-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.