AA Summer DLAB aplica o design computacional ao concreto

Este ano o programa Summer DLAB da Architectural Association (AA) culminou no Weave.X, um protótipo final de estruturas de concreto entrelaçadas tridimensionalmente. Projetado e fabricado por 21 participantes de 11 países, entre julho e agosto, o protótipo explora o design computacional, a racionalização da geometria, o comportamento do material e a fabricação robótica aplicada às técnicas de flexão de concreto e robótica. O resultado é uma rede de auto-sustentação de ramos de concreto que envolvem um invólucro amorfo.

AA Summer DLAB aplica o design computacional ao concreto - Mais Imagens+ 7

A fase preliminar da pesquisa envolveu o uso de Grasshopper para gerar uma rede de elementos entrelaçados e desenvolver um processo de fabricação automatizado que dobra as barras de aço criando formas personalizadas. Os participantes analisaram estratégias estabelecidas de dobras para desenvolver uma abordagem que reduziria as partes mecânicas necessárias para controlar o processo, chegando finalmente a uma coordenação sistemática de um sistema de gabarito de dobras e uma ferramenta robótica inteligente programada com Python. Os protocolos de flexão robótica permitiram que mais de 80 barras de aço de 1500 mm de comprimento e 16 mm de diâmetro fossem dobradas dentro do curto espaço de tempo do programa.

© Architectural Association
© Architectural Association

A haste de aço que reforça o concreto definiu a forma inicial dos modelos entrelaçados que, por sua vez, foram estudados através da análise de elementos finitos. A malha triangular resultante foi feita com uma router CNC a partir de placas de polipropileno que foram então dobradas para coincidir com o esqueleto estrutural. Finalmente, uma mistura de aditivos de concreto e fibra de vidro foi derramada no aço e nas fôrmas de polipropileno, que seria fundida e curada em algumas horas. O polipropileno poderia então ser removido, deixando o concreto com uma superfície reflexiva.

© Architectural Association

Nos últimos anos, o AA Summer DLAB investigou o potencial do design computacional e do concreto em uma concha-cúpula de concreto e um elemento de parede duplamente curvado. De acordo com o objetivo de expandir as possibilidades arquitetônicas do concreto com o design computacional e a fabricação robótica, a pesquisa enfatiza a exploração de ferramentas mecânicas simples e métodos de fabricação econômicos.

© Architectural Association

Créditos

Diretores do Programa: Elif Erdine, Alexandros Kallegias
Tutores: 
Alexandros Kallegias, Elif Erdine, Angel Fernando Lara Moreira, Necdet Yagiz Ozkan, Suzan Ucmaklioglu
Colaborador da pesquisa: 
Alican Sungur
Colaborador da robótica:
 Pradeep Devadass
Estudantes: 
Artemis Psaltoglou, Anna Rizou, Irini Sapka, Stelios Andreou, Alexandra Marantidou, Melike Culcuoglu, Deniz Ipek Ayasli, Isui Rodriguez, Roger Flores, Reese Lewis, Shang-Fang Yu, Anthony Ip, Mauricio Velarde, Kentaro Fujimoto, Josue Davila, DanielaOrellana, Erik Hoffmann, Zheng Luo, Jeffrey Novak, Veronica Ruiz, Justine Poulin

Notícias Via: Architectural Association

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Wu, Alyssa. "AA Summer DLAB aplica o design computacional ao concreto" [AA Summer DLAB Program Applies Computational Design to Concrete] 14 Nov 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/798779/aa-summer-dlab-aplica-o-design-computacional-ao-concreto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.