Biblioteca Pública em Estaminet / Richard + Schoeller Architectes

Biblioteca Pública em Estaminet / Richard + Schoeller Architectes - Mais Imagens+ 25

  • Cliente: Mairie de Grenay
  • Missão: MOP + EXE, MOB, SIGN, OPC
  • Fluídos: ESTB
  • Estrutura: Alpes Structures
  • Orçamento: Bougon
  • Acústica: Abc Decibels
  • Cidade: Grenay
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
© Sergio Grazia

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada no interior da cidade de Grenay (Pas-de-Calais, França), esta Biblioteca Multimídia oferece ao município um equipamento cultural desenhado para responder às necessidades da população. O projeto se encontra em um cruzamento triangular de três antigas conglomerações mineiras que constituíam a cidade. O tecido urbano imediato é composto principalmente de pavilhões industriais e era essencial para os empreiteiros que este se tornasse um dos centros da cidade. Antes da concepção do projeto, a equipe cultural visitou várias bibliotecas europeias; e dentre elas, as instalações holandesas com sua organização lumínica e comodidade numérica chamaram especial atenção.

© Sergio Grazia

Uma parte substancial do edifício foi erguida para oferecer uma visão do horizonte e preservar uma transparência para o sul da cidade. A planta térrea é liberada e desperta curiosidade dos visitantes por seus interiores e a luz filtrada através de ranhuras verticais. A entrada da biblioteca e sua configuração geral não contém nenhum obstáculo, sua cobertura leve permite que os visitantes estacionem suas bicicletas, se encontrarem e compartilhar ideias sob ela. A acústica proporciona calma e serenidade, e é possível que os leitores se isolem em múltiplos espaços separados que se confluem em direção à recepção. 

© Sergio Grazia
Planta
© Sergio Grazia

O campo foi remodelado em um jardim na parte sul do projeto e um pátio de pedras de cor azul oferece um espaço onde é possível comer e beber enquanto se lê na seção de periódicos. A mesma pedra está presente nas fachadas. A sala com iluminação natural das orientações sul e norte é um espaço extensível que permite uma área de exposição direta percebida pelos transeuntes na rua, e sua geometria é marcada por volumes claros de luz, facilitando sua orientação. Uma sala de conferências na forma de cristal está posicionada junto à rua por duas razões: pode estar disponível fora dos horários de funcionamento da biblioteca e pode receber uma grande quantidade de visitantes, além de desfrutar de mais luz natural que a zona modular de exposição. O espaço da biblioteca de mídia se abre em direção ao jardim com uma parede elevada pela luz que irradia de uma cobertura transparente permitindo a união com as oficinas. Estes espaços também funcionam fora do horário da biblioteca, uma vez que possuem seu acesso próprio junto ao jardim.

Os usuários destas oficinas podem buscar recursos diretamente no banco da biblioteca. As crianças beneficiam de uma sala de leitura dedicada a elas e uma oficina para limitar os ruídos que sua atividade possa causar aos leitores adultos. O pavimento térreo possui grande espaço aberto e contém os serviços culturais da cidade e os escritórios administrativos. 

© Sergio Grazia

O detalhe do mobiliário foi realizado nas escalas 1/10 e 1/5 o que permite uma maior precisão na execução, além de ergonomia inteligente. Em aspectos ambientais, os princípios da construção combinam o concreto, a cobertura vegetalizada e a transparência das fachadas de vidro proporcionando níveis de conforto ótimos aliados à grande quantidade de luz natural. 

Axonométrica

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rue Jules Guesde, 62160 Grenay, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Biblioteca Pública em Estaminet / Richard + Schoeller Architectes" [Public Library in Estaminet / Richard + Schoeller Architectes] 06 Nov 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/798672/biblioteca-publica-em-estaminet-richard-plus-schoeller-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.