Agricultura urbana: uma opção viável para nossas cidades?

Há alguns anos temos publicado artigos e notícias sobre o aumento das atividades ligadas à agricultura dentro dos centros urbanos. Agricultura urbana, como é chamada, vem sendo vista por algumas organizações e comunidades como uma alternativa sustentável que além de dar uso a porções de terra desocupadas, promove o engajamento social e reduz a distância da semente ao prato, já que os alimentos são produzidos na própria cidade, muitas vezes no próprio bairro ou quadra onde vive o consumidor.

Bem intencionada, a ideia de produzir os alimentos em solo urbano já é realidade em muitas cidades do mundo. No Japão, por exemplo, devido à reduzida disponibilidade de solo, a cobertura de algumas estações de trem já vêm sendo usadas para cultivar frutas e hortaliças. Também no Japão, um edifício na capital Tóquio teve sua fachada transformada em uma fazenda vertical, de certa forma "criando" área cultivável com ocupação horizontal nula.

Horta sobre cobertura de estação de trem no Japão. Cortesia de popupcity.net

Na América Latina Havana, em Cuba, é o principal exemplo de cidade onde a agricultura urbana vem sendo trabalhada. Uma das conquistas mais representativas da cidade na agricultura urbana é o desenvolvimento dos organopônicos, uma tecnologia desenvolvida em 1987 que permite cultivar vegetais na água, uma alternativa para locais pequenos e com solo tem baixa qualidade, como as regiões em torno de estradas e terrenos muito inclinados.

Fazenda vertical em Tóqui, Japão. Cortesia de Kono Designs

A produção de alimentos na cidade deve, no entanto, ser contextualizada e pensada a partir de uma perspectiva que reveja a relação cidade-campo. É interessante, sem dúvida, que uma atividade na cidade produza alimentos e, além disso, crie empregos e engaje a população, criando laços mais próximos entre os habitantes. Todavia, ainda parece distante uma realidade em que todo o alimento consumido em uma cidade seja produzido nela mesma -- ao menos dentro do atual sistema econômico que estabelece o valor do solo e onera sua subutilização. Parece não fazer sentido, por exemplo, criar uma horta comunitária em um terreno baldio que poderia ser usado para algum equipamento público que atenderia um número muito maior de pessoas.

Horta urbana em San Francisco, EUA. © cjmartin, via Flickr. Licença Creative Commons

Ao menos se pensarmos em uma horta tradicional no nível do solo, porém, as iniciativas que vêm sendo implementadas em todo o mundo sugerem que se pode mesclar a agricultura urbana com outras estruturas (públicas e privadas), tornando, assim, o solo urbano ainda mais útil. As possibilidades são muitas, e, buscando mais ampliar a discussão que responder se esta atividade é mesmo viável para nossas cidades, mostramos algumas delas a seguir.

Leia e deixe sua opinião sobre a agricultura urbana na seção de comentários.

Agricultura Urbana: o que Cuba pode nos ensinar

A agricultura urbana como ferramenta de desenvolvimento urbano

Agricultura Urbana na América Latina: Uma opção real de alimentação para nossas cidades?

São Paulo e sua crescente agricultura urbana

As 10 cidades latino-americanas líderes em agricultura urbana segundo a FAO

San Francisco aprova lei que diminui os impostos dos terrenos baldios que possuem hortas comunitárias

Japão inaugura hortas urbanas em estações de trem

Urban Farmers pretende transformar coberturas de São Paulo em hortas urbanas

Farmscape - Transformando Los Angeles em uma fazenda

Em Tóquio, um escritório se transforma em fazenda vertical

Agricultura Urbana: Por uma "Agri-puntura" Urbana

Instituto Pólis lança manual gratuito de hortas urbanas

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Agricultura urbana: uma opção viável para nossas cidades?" 03 Nov 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/798597/agricultura-urbana-uma-opcao-viavel-para-nossas-cidades> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.