Centro Comunitário Kastelli / Lahdelma & Mahlamäki

Centro Comunitário Kastelli / Lahdelma & Mahlamäki - Mais Imagens+ 14

  • Ciclo De Vida Do Projeto / Certificação Leed: Schools Gold
  • Arquiteto Principal: Ilmari Lahdelma
  • Cidade: Oulu
  • País: Finlândia
Mais informaçõesMenos informações
© Pekka Agarth

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro Comunitário Kastelli é um lugar de aprendizagem, educação, esporte e cultura.

Os muitos usos que compreendem o Centro incluem uma escola secundária superior para jovens e adultos, e uma biblioteca. Também existem instalações para a educação de adultos e um centro juvenil. Uma variedade de áreas esportivas de diferentes tamanhos servem como clubes para o final de semana. O maior pavilhão de esportes, que conta com 800 lugares, é utilizado também para beisebol, basquete e voleibol, jogos de nível nacional. 

© KUVIO

Devido a complexidade do projeto, a cidade de Oulu organizou um concurso de projeto com duas fases em 2009 - 2010: a equipe chamada "hyrrä" ("giroscópio") foi declarada ganhadora do concurso no anonimato. Eles tiveram êxito na segmentação da impressionante massa do edifício público, dividindo-a em partes menores que em conjunto aumentam o sentido de comunidade. A escala das peças de construção foi ajustada para que se adaptasse às crianças. O uso lúdico de cores e formas era um princípio central durante todas as etapas de projeto.

© KUVIO
Planta Baixa
© Pekka Agarth

As funções do centro são divididas em unidades menores segundo grupos de idade, as quais servem para uma melhor orientação. As rotas dentro e fora do edifício, assim como os pátios escolares, também foram desenhados especialmente para cada grupo.

© KUVIO

O desenho de diferentes ambientes de aprendizagem foi um dos pontos chave no processo, já que várias escolas estão incluídas no programa. Os usuários participaram ativamente da primeira etapa de desenho espacial que, na sua continuação, contou com a ajuda dos especialistas em pedagogia. O desenho resultou em um entorno de aprendizagem flexível, estimulante e seguro que também se ajustará para futuros novos métodos de ensino e aprendizagem.

© KUVIO

O hall central do complexo arquitetônico une-se a todas as funções e confere ao edifício seu próprio caráter visual com um desenho escultural, materiais e cores. O refeitório e a biblioteca encontram-se no rico ambiente espacial do hall. Este espaço também é utilizado como espaço principal durante grandes eventos públicos e esportivos. As áreas livres no hall de entrada conectam a escola integral e os centros do ensino médio no primeiro pavimento. As escadas e colunas de concreto foram fabricadas in loco.

© Pekka Agarth

Conferiu-se atenção especial ao desenho do pátio da escola. Mobiliários de jardim, grupos de plantio, montículos verdes, desenhos coloridos e pinturas no asfalto dão vida e estimulam os pátios. O grande pátio ao redor do edifício é dividido por meio de um paisagismo projetado em nichos menores adequados para diferentes grupos etários; este desenho está alinhado com a arquitetura do edifício. A barreira contra o ruído da rua e sua relação com o entorno imediato foi também desenhada por meios paisagísticos. 

© KUVIO

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Oulu, Finlândia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Comunitário Kastelli / Lahdelma & Mahlamäki" [Community Centre Kastelli / Lahdelma & Mahlamäki] 03 Nov 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/798545/centro-comunitario-kastelli-lahdelma-and-mahlamaki> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.