Arquitetos latino-americanos constroem parede de tijolos sem tijolos

Utilizando cimento e tijolos de lama crua, os arquitetos Solanito Benitez, Solano Benitez, Gloria Cabral, Maria Rovea e Ricardo Sargiotti construíram um muro que pôde ser erguido graças ao trabalho conjunto de ambos os materiais. Após a cura do cimento, os tijolos foram desmanchados com água, deixando vazios no muro como uma espécie de negativo dos blocos.

A intervenção fez parte da mostra de arte MUVA em Unquillo, Córdoba, Argentina, que aconteceu entre os dias 11 de abril e 3 de maio de 2014.

Mais imagens e informações, a seguir. 

Arquitetos latino-americanos constroem parede de tijolos sem tijolos - Mais Imagens+ 12

Dos arquitetos. Precisávamos de um espaço aberto perto da maior sala de exposições, onde podíamos ir e vir facilmente, assim, acabamos no estábulo. Trata-se de um edifício que, felizmente, não foi bem conservado e ainda mostrava vestígios do tempo em suas paredes: pedaços de gesso caído, argamassa afundada e tijolos à mostra em todo o seu esplendor. Uma passagem elevada 1,30 metros de altura separa o caminho da imponente parede lateral.

Cortesía de Ricardo Sargiotti

Construímos uma parede de 17 metros de comprimento sobre a plataforma, com uma frente trançada voltada para o público e um lado em ziguezague (para evitar ter que fazer reforços ou adicionar quaisquer componentes contra terremotos) voltado para o estábulo.

Cortesía de Ricardo Sargiotti

A parede foi construída com tijolos não cozidos e foram colocados sobre uma camada de argamassa feita da areia e cal de 3 centímetros de espessura. Após quatro dias, os tijolos foram removidos com máquinas de lavar de pressão e quaisquer outras ferramentas que pudessem ajudar a quebrar os espessos tijolos. 

Cortesía de Ricardo Sargiotti

Como um espelho invertido das paredes estáveis de estábulo, aqui é a argamassa que permaneceu, funcionando como fibras, do modo mais eficiente possível. É uma parede de tijolos para sempre sem seus tijolos.

Lo que me llevo (acerca de las ausencias)

Trae
Lo que uno porta consigo
Antes
Lo que uno porta consigo
Después

Trae
Con un acento
Un camino y un acceso

Lo que falta es
Previa
Una promesa
Posterior

Construye
Una ausencia
Ausenta
Una construcción
Está en otro sitio
Como sus ladrillos

Autores: Solanito Benítez, Solano Benítez, Gloria Cabral, María Rovea, Ricardo Sargiotti
Colaboradores: Juan Camps, Santiago Ruiz, Emiliano Sánchez, Kevin Vitale

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Franco, José Tomás. "Arquitetos latino-americanos constroem parede de tijolos sem tijolos" [Experiencia MUVA: Un muro de ladrillos con su ausencia final] 04 Nov 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/798519/arquitetos-latino-americanos-constroem-parede-de-tijolos-sem-tijolos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.